Formalizado protocolo entre autarquia e Colegiada de N. Sra. da Anunciação para a cedência da nova sede

Foi assinado no sábado, 26 de Setembro, na Adega Cooperativa da Lourinhã, um protocolo de cooperação entre a Câmara Municipal e a Colegiada de Nossa Senhora da Anunciação da Lourinhã, para a cedência das antigas instalações do Instituto da Vinha e do Vinho. O edifício foi adquirido pela autarquia e será a nova sede da Colegiada.

Para além da cedência do espaço, o protocolo assinado pelas duas entidades prevê o desenvolvimento de actividades que promovam a Aguardente DOC Lourinhã.

Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal da Lourinhã, João Duarte Carvalho, disse que a autarquia adquiriu as instalações com o objectivo de preservar o património ligado à temática da Aguardente. O autarca referiu que a Câmara Municipal está a trabalhar numa candidatura para instalar uma destilaria no Concelho.

José Nuno Leitão, Grão Mestre da Colegiada de Nossa Senhora da Anunciação da Lourinhã, disse que o Concelho não pode viver apenas com o pólo turístico dos Dinossauros, considerando que a Aguardente pode ser um factor de promoção e divulgação do território. O responsável espera que, no futuro, possa ser criado um espaço museológico subordinado à temática da Aguardente.

O Grão-mestre da Colegiada disse à RCL que a sede já está concluída, faltando apenas ultimar alguns pormenores no exterior do espaço, com a criação de um canteiro onde estejam expostas todas as castas autorizadas para a produção de aguardente.

Quanto ao investimento, ronda os 8 a 9 mil euros, suportados pela Colegiada. José Nuno Leitão disse-nos ainda que contaram com o apoio da autarquia e da União de freguesias de Lourinhã e Atalaia.

Declarações de José Nuno Leitão, Grão-mestre da Colegiada de Nossa Senhora da Anunciação da Lourinhã no sábado, na assinatura de um protocolo de cooperação entre a Colegiada e a Câmara Municipal da Lourinhã.