Fórum reúne empreendedores em torno do Forte de Paimogo
Decorreu na passada Sexta-feira a 2ª edição do Fórum Anual de Empreendedorismo: Desafio de Empreendedorismo em Paimogo.
À semelhança da sua primeira edição, esta atividade promovida pelo Município da Lourinhã, teve como objetivo discutir propostas e ideias de negócio em torno da reabilitação do Forte de Paimogo.
O vereador da Câmara Municipal, João Serra, esteve presente na iniciativa e enumerou algumas das funções do forte, nomeadamente na temática do empreendedorismo.
Anabela Cruces, da Universidade Lusófona, aproveitou a ocasião para relembrar como surgiu o projeto de reabilitação do Forte de Paimogo, bem como salientar um dos principais objetivos, a partilha de memórias.
Estas reuniões levaram ao nascimento do conceito de “Forte das Memórias” atribuído ao Forte de Paimogo.
Após as apresentações mencionadas, e também intervenções de José Bruno Cruz, bolseiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia, Carlos Carvalheiro, da Companhia de Teatro Fatias de Cá, Fernando Brecha, da Companhia Livre, os participantes foram convidados a juntar-se em mesas redondas, e explorar e debater temas como: Turismo Literário, Hotelaria e Restauração, Turismo Cultural e Turismo Criativo.
Recorde-se que este evento aconteceu no âmbito da candidatura Coastal Memory Fort, submetida pela autarquia para financiamento EEA Grants, no âmbito do Programa Cultura, em parceria com o Laboratório Nacional de Engenharia Civil, a Cooperativa de Formação e Animação Cultural CRL Universidade Lusófona, o Centro de Estudos Históricos da Lourinhã, a União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia e duas entidades da Noruega.