Geoparque Oeste é oficialmente reconhecido como Geoparque Mundial da UNESCO

Foto: Arquivo RCL - Geoparque Oeste

É oficial, o território do Geoparque Oeste foi reconhecido como Geoparque Mundial da UNESCO, chancela concedida pela Rede Global de Geoparques e validada pelo Conselho Executivo da UNESCO.

Em entrevista à RCL, o Coordenador Executivo do Geoparque Oeste, Miguel Reis Silva, falou do que representa para o território do Oeste esta chancela da UNESCO.

De acordo com o site da Comissão Nacional da Unesco, um Geoparque é “ uma área única e unificada onde locais e paisagens de importância geológica internacional são geridos numa conceção holística de proteção, educação e desenvolvimento sustentável”. O território do Geoparque Oeste integra os municípios de Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Peniche e Torres Vedras.

Miguel Reis Silva referiu que a chancela da UNESCO representa para estes municípios um “resultado de um trabalho desenvolvido nos últimos 8 anos(…)” e falou do processo de avaliação da UNESCO.

O Geoparque Oeste passa assim a ser o 6º Geoparque Mundial da UNESCO em Portugal, e um dos mais de 200 territórios com esta chancela no mundo.