GNR inicia hoje a operação “Comércio Seguro 2024”

A Guarda Nacional Republicana realiza até dia 31 de dezembro a operação “Comércio Seguro 2024”, promovendo ações de sensibilização e reforço de patrulhamento nas zonas de comércio, com o objetivo de relembrar os procedimentos de autoproteção em situações de furto, roubo, ameaça grave ou vandalismo.
Durante a operação serão empenhados militares das Secções de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário (SPC), que irão realizar ações de sensibilização junto de comerciantes e clientes, alertando-os sobre os procedimentos de segurança a adotar, com o intuito de evitar que sejam alvo de ilícitos criminais.
Nesta edição da Operação “Comércio Seguro 2024”, à semelhança do ocorrido no ano passado, a GNR terá como parceira a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), e será distribuído um desdobrável com alguns conselhos aos comerciantes e clientes. Segundo um comunicado, a partir da Black Friday e até ao final das festividades do Natal, a GNR reforça o contacto com os comerciantes e os clientes, alertando igualmente para os riscos crescentes de burlas e fraudes associados à Black Friday. Durante este período, “é comum que surjam tentativas de engano por parte de burlões, que se aproveitam da maior procura por ofertas e descontos para enganar os consumidores”. Na semana que englobou o dia da Black Friday no ano de 2023, nomeadamente entre os dias 20 e 26 de novembro de 2023, a Guarda registou 102 crimes de burlas através da internet.
No primeiro semestre de 2024, a GNR registou 2665 burlas através da utilização da internet, sendo que as mais registadas dizem respeito à aquisição ou aluguer de bens, ao uso de aplicação para transferência de dinheiro ou por obtenção ilegítima de dados do utilizador. A Guarda Nacional Republicana explica que “o modus operandi mais utilizado pelos burlões é a utlização de plataformas de compra e vendas online, o acesso e uso indevido de dados pessoais, o acesso remoto indevido e a utilização de ações de Phishing para acesso a dispositivos, contas ou dados pessoais (através de e-mails fraudulentos) ou de Smishing ou Vishing, que são as mesmas técnicas e objetivos do Phishing, mas através de SMS ou chamada telefónica, respetivamente”.
Nas burlas através de plataformas de vendas online, “o suspeito contacta a vítima, mostrando-se interessado em comprar determinado produto que está à venda online (ex: redes sociais ou plataformas de venda online) e refere que pretende efetuar o respetivo pagamento através da plataforma MB WAY, alegando ser uma forma mais fácil e eficaz”.
A GNR aconselha, caso faça compras online, que:
- Comprove que a loja online é segura, procure informações sobre a mesma na internet, nomeadamente se dispõe de endereço físico, número de telefone, email e fax;
- Assegure-se que na página web aparece identificado o responsável da loja online ou a sede da empresa e a sua localização;
- Certifique-se que o site adota medidas de segurança para garantir a privacidade dos seus dados;
- Após a compra fique atento ao seu extrato bancário;
- Faça compras em páginas seguras. Para efetuar esta verificação, confirme que o endereço começa por “https://”.
