GNR lança campanha #VaisParar contra a violência no namoro

#VaisParar é o mote da nova campanha de sensibilização, promovida pela Guarda Nacional Republicana (GNR), que pretende alerta para a violência no namorado. Combater comportamentos violentos e todas as formas de agressão existentes, em especial entre os jovens, onde estes comportamentos são precoces, é um dos objetivos da campanha que decorre até dia 20 deste mês. A campanha de sensibilização foi lançada esta segunda-feira, dia 14 de Fevereiro, a propósito do Dia de S. Valentim.

Dados divulgados agora pela GNR mostram que, no ano passado, tinham sido registados 1.105 crimes, 332 dos quais até à faixa etária dos 24 anos. Um número que sobe para os 365 em 2020, ano em que foram registados, no total, 1.110 crimes de violência no namoro.

Com esta campanha, as autoridades pretendem incentivar todos os jovens a denunciar e a não aceitar qualquer tipo de violência psicológica, emocional, física, social ou sexual.  

A violência no namoro enquadra-se na violência psicológica e emocional, a violência física e social, e a violência sexual. O impacto deste tipo de violência em idades precoces pode ser a aceitação desta violência no futuro, comprometendo as vítimas envolvidas, as suas famílias e a sociedade no seu conjunto.