Hoje é Feriado Municipal no Cadaval

Hoje, dia 13 de Janeiro de 2020 o Município do Cadaval comemora o seu Feriado Municipal com várias actividades.

Assim pelas 10h00, realiza-se o Hastear da Bandeira, junto aos Paços do Concelho, habitualmente na presença das entidades oficiais e contando com a participação da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários do Cadaval.

Às 10h30, no auditório municipal, acontece a cerimónia de entrega dos certificados referentes ao Orçamento Participativo do Cadaval 2019, iniciativa que teve como vencedor um projeto originário do Painho. De realçar que todas as atuais sete freguesias tiveram projetos representados nesta primeira edição. Será seguidamente lançado o Orçamento Participativo do Cadaval 2020, com breve explicação sobre como funcionará a segunda edição de uma iniciativa que promove a participação ativa da comunidade nas decisões do Concelho.

Serão, nesta ocasião, também entregues os prémios referentes ao Concurso “Natal é no comércio tradicional”, promovido pela Câmara com vista a dinamizar os espaços de comércio local durante a quadra festiva que terminou. De referir que foram 17 os estabelecimentos aderentes a esta iniciativa, decorrida ao longo do mês de dezembro.

Pelo meio-dia, decorrerá a tradicional Eucaristia pelos Beneméritos do Concelho, também ela na Igreja Matriz do Cadaval.

Às 15h00, terá lugar, no Auditório Valentina de Abreu (Bombeiros Voluntários do Cadaval), o Concerto de Solistas da Academia de Música de Óbidos, evento de entrada livre ao público.

A encerrar a festividade, acontece, pelas 16h30, na localidade da Murteira (Rua Combatentes do Ultramar, junto à paragem de autocarros), o descerramento de placa toponímica em homenagem ao antigo Presidente de Junta, Viriato Geada de Carvalho (25/11/1939 – 14/11/2018), numa iniciativa da Junta da União de Freguesias de Lamas e Cercal.

Sendo o Cadaval um Concelho cuja fundação remonta a 1 de dezembro de 1371, nunca é demais assinalar o dia em que, vários séculos depois, o mesmo recuperou a sua autonomia (a 13 de janeiro de 1898), três anos após ter perdido as prerrogativas de concelho.

De referir que este ano as comemorações do Feriado Municipal do Cadaval e os 122.º anos da Restauração do Concelho começaram no passado sábado actividades diversas, entre as quais a entrega dos prémios de mérito escolar e desportivo bem como dos certificados do Orçamento Participativo do Cadaval.