Incêndios: quase mil freguesias identificadas como prioritárias para limpeza florestal. Três são do Oeste

Três freguesias da região Oeste foram identificadas como prioritárias para limpeza de florestas, no âmbito das medidas de combate aos incêndios rurais, segundo despacho publicado em Diário da República. Falamos da União das Freguesias de Lamas e Cercal, no concelho do Cadaval, da freguesia da Nazaré e Valado dos Frades, ambas no concelho da Nazaré.

Da lista fazem parte 998 freguesias, menos três do que no ano passado, totalizando 32% da superfície do Continente e 2,2 milhões de hectares de espaços florestais.

De acordo com o despacho, a fiscalização da gestão de combustível nas freguesias prioritárias tem, obrigatoriamente, de ser realizada durante o mês de maio nos terrenos confinantes a edifícios em espaços rurais (numa faixa de 50 metros), bem como de 100 metros nos aglomerados populacionais, zonas industriais e parques de campismo.

Para as redes viária, ferroviária e nas linhas de transporte e distribuição de energia elétrica, a limpeza deve ser realizada durante o mês de junho.

O despacho que procede à identificação das freguesias prioritárias para efeitos de fiscalização da gestão de combustível em 2023 é assinado pela secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, e pelo secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas, João Catarino, e entra em vigor no sábado.