Lourinhã: alunos da Escola Secundária pintam sarjetas para alertar para a poluição dos oceanos

Os alunos do 12.º ano da turma de artes, da Escola Secundária da Lourinhã, pintaram na passada segunda-feira (dia 31 de Maio), nove sarjetas e sumidouros no interior do recinto escolar, numa iniciativa do projecto ‘O Mar Começa Aqui’. A actividade decorreu no âmbito do programa Eco Escolas e do Erasmus Ambiente Sustentável, depois do estabelecimento de ensino ter decidido juntar os dois programas, uma vez que estavam impossibilitados de fazer a mobilidade de alunos no programa Erasmus, por causa da pandemia.

Ângela Fonseca, coordenadora das Bibliotecas Escolares e dos projectos Erasmus, explicou-nos que foi criado um clube com os alunos envolvidos nestes dois programas. Para que a iniciativa abrangesse toda a comunidade escolar e não apenas os cerca de 20 alunos que integram o clube, lançaram o desafio aos alunos de artes para dar corpo e vida às suas ideias.

Apesar de só terem de criar um desenho para o concurso, para não “defraudar as expectativas dos alunos”, disse-nos Ângela Fonseca, decidiram executar os nove desenhos criados para o concurso. Depois de testados e desenhados no local, os alunos deram cor às suas ideias, num trabalho que foi acompanhado pelo artista plástico Pierre Costa.

Natural do Concelho da Lourinhã, os alunos tiveram a oportunidade de conversar com o artista sobre o seu percurso profissional. Uma conversa informal que teve por objectivo inspirar e mostrar aos alunos finalistas a diversidade de saídas que tem a área das artes.

Para além da Escola Secundária da Lourinhã, participam também no projecto ‘O Mar Começa Aqui’ a Escola Básica Salvador Leonardo Ferreira, em São Bartolomeu dos Galegos e a Escola EB 2,3 Dr. João das Regras. Promovido pela Associação Bandeira Azul da Europa, a iniciativa pretende alertar a população para a problemática dos resíduos sólidos que acabam no mar.