Lourinhã aposta na dinamização do emprego local com a Feira do Emprego, da Formação e do Empreendedorismo

É nos próximos dias 23 e 24 deste mês que a vila da Lourinhã recebe a Feira do Emprego, da Formação e do Empreendedorismo. Organizado pelo município, o evento vai decorrer no edifício dos antigos Paços do Concelho e tem por objetivo “dinamizar o emprego local, apoiar o tecido empresarial e o ecossistema empreendedor local, bem como divulgar a oferta formativa do concelho.”

Dirigido para toda a população ativa, em especial, a pessoas que estejam em situação de desemprego, a feira vai contar com a participação de entidades empregadoras do concelho, como as Forças Armadas, a GNR, os Bombeiros e entidades formadoras.

As sessões vão decorrer no edifício dos antigos Paços do Concelho, mas também no auditório do Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira. No antigo edifício dos Paços do Concelho vão estar em permanência, durante os dois dias, com gabinetes municipais de apoio o Gabinete de Inserção Profissional e o espaço Startup Lourinhã, incubadora de empresas do município da Lourinhã

É também neste edifício que vão decorrer várias sessões de formação sobre “Procura Ativa de Emprego”, com os temas: “Como elaborar um CV”, “Linkedin”, “Como responder a um anúncio”, “A tua marca”, “Gestão de expetativas”, “Comportamento em Entrevista”, “Voluntariado, uma mais-valia no CV”, “Emprego Público”, “Ser Exército” e “Rede Eures”.

Estas ações são destinadas, em exclusivo, aos utentes convocados pelo Centro de Emprego de Torres Vedras.

Já no auditório do Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira, vão decorrer várias sessões abertas ao público em geral:

  • 23 de maio, 14 horas: “Apresentação de Formação Financiada” – entidade formadora AIHO (Associação Interprofissional de Horticultura do Oeste);
  • 23 de maio, 15 horas: “Gestão de Tempo” – entidade formadora “Feijão”;
  • 23 de maio, 16 horas: “Comunicação Assertiva – A Arte de Bem Comunicar” – entidade formadora “Feijão”;
  • 23 de maio, 17 horas: “Motivação Pessoal” – entidade formadora “Feijão”.
  • 24 de maio, 11 horas: “Escolher uma profissão: o que queres ser quando cresceres” – entidade formadora “Saber Transmitir”;
  • 24 de maio, 16 horas: “A Formação-Ação como motor de desenvolvimento das PME’s” – entidade formadora ACIRO (Associação Comercial, Industrial e Serviços da Região Oeste).

Esta última ação destina-se às empresas com atividade no setor do turismo, como a hotelaria, restauração, organização de eventos, agências de viagens, comércio e serviços, e será abordado o tema da intervenção gratuita para as empresas, composta por horas de consultoria e horas de formação.

Nos dois dias, ao final da tarde, haverá webinares, com os seguintes temas:

  • 23 de maio, 17 horas: “Como constituir uma empresa” (ACIRO – Associação Comercial, Industrial e Serviços da Região Oeste);
  • 23 de maio, 19 horas: “Apoios, Candidaturas e Programas de Financiamento na área do Turismo (Turismo de Portugal)”;
  • 23 de maio, 21 horas “Microcrédito e ADN Startup” (AIRO – Associação Empresarial da Região Oeste);
  • 24 de maio, 17 horas: “Medidas de Apoio à Contratação” (IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional);
  • 24 de maio, 19 horas: “Plano de Negócios para a criação do próprio emprego (ADL – Associação de Desenvolvimento Local da Lourinhã) ;
  • 24 de maio, 21 horas: “Empreendedorismo e Profissões de Futuro” (Startup Lourinhã).

Os interessados em participar devem inscrever-se através do Portal do Munícipe.

Com o objetivo de envolver as escolas e prepará-las para o novo mercado de trabalho, vai decorrer, no dia 24 de maio, pelas 09h20, um webinar dinamizado pela empresa Science4you, que vai abordar o desenvolvimento de competências, com uma sessão designada “Experienciar para Aprender”.

Este evento será ainda uma forma de apresentar o requalificado edifício dos antigos Paços do Concelho, um espaço que irá ter uma nova dinâmica, vocacionada para o empreendedorismo e a empregabilidade, onde vai funcionar o Gabinete de Inserção Profissional, o Gabinete de Apoio ao Empresário da Lourinhã e a incubadora de empresas Startup Lourinhã. A reabertura ao público está prevista para o terceiro trimestre deste ano.