Lourinhã: Campeonato Municipal de Matraquilhos regressa às associações do concelho

Foto: DR

É com o objetivo de dinamizar a vida das associações do concelho que o município da Lourinhã volta a promover o Campeonato Municipal de Matraquilhos. A iniciativa arrancou em 2013 e, por força da pandemia, foi interrompida em 2021 e 2022. José Tomé, vereador na autarquia com o pelouro do Desporto, assegura que o município vai continuar a trabalhar para manter viva a atividade associativa no concelho.

O 9.º Campeonato Municipal de Matraquilhos arrancou a 22 de janeiro, na Associação Cultural e Recreativa do Reguengo Pequeno, com a realização da primeira etapa. Este domingo, dia 5 de fevereiro, a competição ruma à Associação do Casal Torneio.

Para além destas duas associações, participam ainda no campeonato a Associação Cultural Desportiva e Recreativa de Casalinho das Oliveiras, a Associação Cultural e Recreativa de Casais do Rijo e Casais das Campainhas e a Associação Cultural e Social da Marteleira.

Para a realização da iniciativa, o município disponibiliza três meses oficiais de jogo, para que o campeonato seja disputado “em iguais circunstâncias em todas as associações”, refere o autarca.

O 9.º Campeonato Municipal de Matraquilhos conta com 37 participantes, divididos por oito equipas, agrupadas por escalões: escalão jovem (12 – 17 anos), escalão sénior (18 – 34 anos) e veteranos (+ 35 anos).

Todas as provas são acompanhadas por técnicos da autarquia, de acordo com a seguinte calendarização:

  • 2.ª etapa – 5 de fevereiro
  • 3.ª etapa – 23 de abril
  • 4.ª etapa – 21 de maio
  • 5.ª etapa – 4 de junho (encerramento do campeonato)

Para além do 9.º Campeonato Municipal de Matraquilhos, o município volta a promover também a Taça de Matraquilhos, a 19 de março, e a Super Taça (ainda com data a definir). Entre outubro e novembro, decorre o Torneio de Outono que, este ano, vai para a 3.ª edição.