Lourinhã: Época balnear vai decorrer de 27 de Junho a 13 de Setembro
Já são conhecidas as datas para o arranque da época balnear nas praias do Concelho da Lourinhã. A época balnear vai arrancar a 27 de Junho e vai estender-se até 13 de Setembro, revelou à RCL o Vereador João Serra. Este será um verão atípico, devido à pandemia de COVID-19, em que o município vai apostar no reforço das medidas de segurança, para que a época balnear decorra de forma segura.
João Serra explicou à RCL que o controlo da lotação de banhistas nas praias do concelho será feito “com o recurso a bandeiras triangulares, que vão ser colocadas à entrada da praia”, pelos concessionários ou pela Câmara Municipal. O responsável explicou ainda que este controlo também poderá ser feito com o recurso a uma aplicação (uma beachcam), onde será actualizada a lotação de cada praia, de forma automática.
Segundo dados da Agência Portuguesa do Ambiente, as praias do Concelho da Lourinhã vão ter capacidade para acolher, em simultâneo, 8.230 banhistas nesta época balnear. De acordo com os dados divulgados pela APA a capacidade de cada praia será a seguinte:
– Praia da Areia Branca: 600 pessoas;
– Areia Branca – Foz: 2.300 pessoas;
– Praia do Areal Sul: 3.200 pessoas;
– Praia da Peralta: 1.400 pessoas;
– Porto Dinheiro: 600 pessoas;
– Valmitão: 130 pessoas.
O Vereador responsável pela Gestão do Litoral e Ambiente disse que será feita, internamente, uma avaliação em relação a estes números. “[Estes] valores são díspares daquilo que é apresentado no POOC (Plano de Ordenamento da Orla Costeira), sendo necessário perceber a forma como as pessoas se vão distribuir no areal”, explicou. A autarquia está ainda a delinear a melhor forma de implementar os corredores de circulação, para entrada e saída de banhistas, nas praias do Concelho.
A Praia da Areia Branca é uma das mais frequentadas do Concelho e, por isso, a que mais preocupa, devido aos acessos e acessibilidades e à variação das marés. João Serra diz que “mais do que uma preocupação, é um desafio”, sublinhando que vão tentar “sensibilizar e apelar a todos os banhistas para que se estiver com o sinal vermelho, devem procurar outra praia”. Com a retirada dos campos que costumam estar colocados junto à Foz, “vai ser possível as pessoas espalharem-se mais para trás no areal”, explicou.
Para João Serra, “os munícipes da Lourinhã estão de parabéns desde o início do período de confinamento”, sublinhando que os lourinhanenses têm “dado uma resposta cabal para que o civismo tenha imperado na Lourinhã”. Para o responsável, estão reunidas todas as condições para que a época balnear decorra em segurança. A sinalética de informação vai ser reforçada, assim como a higienização dos espaços de assistência aos banhistas. Os Postos de Socorro vão também ser dotados de todos os equipamentos necessários para prestar apoio aos banhistas.