Lourinhã: município disponibiliza novo serviço na área da saúde mental

‘Visita-Me – Apoio Psicológico em Casa’. Este é o novo serviço na área da saúde disponibilizado pelo município da Lourinhã.

Trata-se de um serviço de consultas de psicologia ao domicílio, efetuadas por um profissional certificado, em que o objetivo é promover o acesso a serviços adicionais no campo da saúde mental, “que, de outra forma, poderiam permanecer inacessíveis ou não utilizados, decorrentes de várias barreiras”, nomeadamente a dificuldade de deslocação, a resistência a espaços fora do contexto habitual de vida ou o desconhecimento da existência de soluções e apoios na promoção da saúde mental.

Em comunicado, o município explica que o serviço prevê o acompanhamento psicológico, com base em metodologias terapêuticas focadas na promoção do bem-estar e na (re)atribuição de significado à vida, auxiliando na superação de limitações e situações adversas. Destina-se a pessoas idosas, em situação de vulnerabilidade psicológica, com comprometimento do seu bem-estar pessoal e familiar, pessoas em situações de desadaptação ou instabilidade devido a momentos de crise – luto prolongado ou traumático, doença de familiar e/ou desgaste do cuidador informal, adaptação à reforma, abandono ou redução de suporte familiar e /ou social, perturbações de pânico ou ansiedade social, entre outros.

As consultas vão decorrer, preferencialmente, no domicílio da pessoa a ser acompanhada, em residência de familiares ou pessoas de confiança da mesma ou em instalações de serviços locais de proximidade.

As sinalizações e pedidos de consulta devem partir do próprio interessado. No entanto, “também poderão ser solicitados por familiares próximos, serviços de saúde e de segurança social, forças de segurança, entidades públicas de outra natureza e/ou outras entidades de caráter social e humanitário podem sinalizar a necessidade”, explica a autarquia.

Pedidos de informação, esclarecimentos de dúvidas ou marcações de entrevista, devem ser efetuados através de contacto telefónico, 261 410 174 e/ou 910 408 128 ou dos emails [email protected] e/ou [email protected].

Mais informações sobre o programa ‘Visita-Me – Apoio Psicológico em Casa’ disponíveis aqui.