Lourinhã: município instala audioguias para dar a conhecer património do concelho
O Município da Lourinhã instalou audioguias sustentáveis em vários locais do concelho para dar a conhecer aos turistas o património do concelho. Os audioguias foram instalados no âmbito de uma candidatura à Linha de Apoio à Sustentabilidade, do Turismo de Portugal.
Em comunicado enviado à nossa redacção, o município explica que no total foram instalados “19 audioguias sustentáveis em pontos de visitação turística do concelho”. A Mostra Urbana dos Dinossauros, o Vale Cornaga e a Mostra de Arte Pública de Moledo foram os locais escolhidos para a colocação destes audioguias.
Os audioguias foram adquiridos à empresa Electrosertec, de Moscavide, pelo valor total de 60.516,00 euros, segundo consta no contrato de aquisição de audioguias com descrição, disponível na base dos contratos públicos online. Segundo o município, os investimentos visam “a concretização dos objectivos da Estratégia para o Turismo da Lourinhã e enquadram-se num quadro de acções coerentes e estruturadas”, com o objectivo de dinamizar a estratégia para o turismo da Lourinhã “numa linha temporal alargada”.
Na nota o município explica ainda que os audioguias, disponíveis todos os dias do ano, “vêm melhorar a experiência de visitação destes espaços”, permitem que o visitante oiça uma locução, disponível em quatro idiomas (português, inglês, francês e espanhol), obtendo esclarecimentos para interpretar o património exposto.
Os equipamentos são sustentáveis uma vez que as baterias carregam através de energia solar, mas também através de um dínamo, através de manivela que é accionada de forma manual, que permite gerar a energia necessária para a audição das informações.
Dos 19 audioguias disponíveis, 11 foram colocados na Mostra Urbana de Dinossauros, cada um junto a um modelo de dinossauro. No Vale Cornaga foi feita a colocação de dois audioguias, um no início do percurso e outro junto às azenhas e na Mostra de Arte Pública de Moledo foram colocados seis em todo o percurso.