Lourinhã: paleontólogos descobrem novos achados de dinossauros carnívoros e herbívoros

Foto: Museu da Lourinhã

O Museu da Lourinhã anunciou que foram encontrados novos achados de dinossauros carnívoros e herbívoros no concelho. Os achados foram descobertos no decorrer das escavações de verão realizadas por paleontólogos do museu.

Nestas escavações foram encontradas várias jazidas com ossos de crocodilo, tartarugas, dinossauros carnívoros, estegossauros e um dinossauro saurópode. Em comunicado, o museu refere que “a maioria dos ossos estão ainda envoltos em rocha dura, o que demorará meses a ser preparado”, lançando o repto para os voluntários que queiram ajudar nos trabalhos de preparação laboratorial.

Entre os vários achados descobertos pelos paleontólogos está um pé de dinossauro carnívoro quase completo. Dado ao seu bom estado de conservação, os paleontólogos esperam que, após o trabalho de preparação, seja possível identificar a espécie. Para Octávio Mateus, apesar de ainda não se saber de que espécie se trata, “é desde já certo que o material de dinossauro carnívoro é de importância mundial”.

O paleontólogo lourinhanense mostra-se preocupado com as pilhagens de jazidas “feitas por pessoas sem autorização e sem qualificação” e que acabam por danificar os ossos. Octávio Mateus deixou o alerta para esta situação “urgente”, uma vez que este material “de elevada importância científica” vai parar a pessoas privadas.

As escavações de verão contaram ainda com a colaboração do Departamento de Ciências da Terra da Universidade Nova de Lisboa e com o Dino Parque da Lourinhã.