Lourinhã: Postos de Turismo e Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro reabrem a 27 de Abril

Foto: CML

Reabrem no próximo dia 27 de Abril três equipamentos turísticos do Município da Lourinhã: o Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro (CIBV), o Posto de Turismo da Praia da Areia Branca e o Posto de Turismo da Lourinhã. A abertura destes espaços terá em consideração as recomendações da Direcção-Geral da Saúde, no âmbito da pandemia de Covid-19.

Numa nota enviada à nossa redacção, o Município da Lourinhã explica que o Posto de Turismo da Lourinhã foi alvo, durante o período de confinamento, de obras de requalificação e melhorias com o objectivo de fomentar e possibilitar a visitação de todos os cidadãos, oferecendo conforto e acessibilidade.

Foi também no período de confinamento, que foram colocadas pelo município três réplicas em 3D, de tamanho real, de um soldado das Invasões Francesas em vários locais do concelho. Segundo o município, trata-se do Soldado António Agostinho – a mascota de CIBV. Segundo explica o município, o nome António é uma homenagem ao Santo António de Lisboa. Durante as Invasões Francesas este santo fazia parte do Regimento n.º 19 e a imagem do santo era levada para as batalhas em cima de uma mula. Já o nome Agostinho deve-se ao facto de a Batalha do Vimeiro ter acontecido no mês de Agosto e também porque o CIBV se localiza na Rua Agostinho Estêvão.

Uma das réplicas de António Agostinho foi colocada junto ao Centro de Interpretação e as restantes duas na Praia da Areia Branca e na Estação Rodoviária da Lourinhã. A colocação destas réplicas decorreu no âmbito dos investimentos da Linha de Apoio à Sustentabilidade do Turismo de Portugal.

Quanto ao horário de funcionamento destes espaços, o Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro irá funcionar de terça-feira a sábado das 10h00 às 17h30. Já os Postos de Turismo vão funcionar no mesmo horário, de segunda-feira a sábado.

Foto: CML