Maternidade das Caldas da Rainha vai ser requalificada. Investimento ascende a 726 mil euros

A maternidade do Hospital das Caldas da Rainha vai ser requalificada, num investimento de mais de 726 mil euros, comparticipado pelo Estado e pelo município, informou o Centro Hospitalar do Oeste (CHO).

As obras de requalificação vão incidir no Serviço de Obstetrícia e no Bloco de Partos, que “nunca foi intervencionado em termos de obras de fundo”. Em comunicado, o Centro Hospitalar refere que esta intervenção é “uma oportunidade única na resolução dos problemas de infraestrutura”.

Considerada “estruturante”, a requalificação do Bloco de Partos vai permitir a criação de “quartos de parto individuais, onde a parturiente permaneça durante o trabalho de parto, parto e recuperação pós-parto”, contribuindo, segundo o CHO, “de forma significativa para a humanização e segurança dos cuidados prestados”.

Além da requalificação do espaço, a verba em causa vai permitir a aquisição de novos equipamentos para o serviço, dos quais o CHO destaca como mais relevantes, um “ecógrafo para obstetrícia, ventiladores neonatais de transporte, CTG [que mede a frequência cardíaca do seu bebé e monitoriza as contrações do útero], Doppler fetal [equipamento portátil para medir os batimentos cardíacos de bebé], cama de parto, berços e monitores multiparamétricos para grávidas e neonatais, reforçando a vigilância do bem-estar materno-fetal”.

A obra representa um investimento total de 726.255,60 euros, dos quais 401.255,60 euros atribuídos no âmbito da candidatura apresentada ao Programa de Incentivo Financeiro à Qualificação dos Blocos de Parto do Serviço Nacional de Saúde, valor reforçado com 325 mil euros atribuídos pela Câmara Municipal das Caldas da Rainha.

“A contínua requalificação infraestrutural e tecnológica do Hospital é fundamental para a melhoria da qualidade do serviço de saúde à população e na atratividade de novos profissionais para este serviço”, sustenta o conselho de administração do CHO.

A maternidade do Centro Hospitalar do Oeste encontra-se centralizada desde 1 de junho de 2013 na Unidade das Caldas da Rainha, assegurando a resposta aos nove concelhos da respetiva área de influência.

O Serviço de Obstetrícia, dispõe de uma área destinada à Urgência de Obstetrícia e Ginecologia, Unidade de Internamento de Curta Duração, Bloco de Partos, Unidade de Cuidados Especiais Neonatais (UCEN) e 27 camas para internamento de grávidas e puérperas.