‘Miss Tata’: batata nacional chega aos consumidores com selo de marca colectiva

Foi lançada ontem uma campanha nacional da Porbatata – a Associação da Batata de Portugal –, que tem por objectivo promover a batata nacional. A marca ‘Miss Tata’ passa agora a estar visível nas embalagens dos produtores associados à Porbatata.

Sérgio Ferreira, presidente da associação, considera que esta será uma campanha “marcante para a fileira”, sublinhando que a força desta campanha vai ajudar a projectar a marca colectiva.

O presidente da Porbatata considera que a batata portuguesa “é um produto de excelência”, sendo a “embaixadora do sabor e da versatilidade”. O foco da campanha, disse Sérgio Ferreira, é fazer os consumidores olharem para a batata portuguesa.

A campanha resulta de uma parceria com a Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição (APED) e o Crédito Agrícola, com o apoio do Ministério da Agricultura e vai decorrer durante os próximos três meses. Para Mónica Ventosa, directora geral adjunta da APED, é importante valorizar o produto nacional.

Com a introdução da marca ‘Miss Tata’ nas embalagens, pretende-se também que os consumidores identifiquem mais facilmente a origem do produto. Esta é a primeira vez que a marca colectiva vai estar visível nas embalagens à venda no retalho nacional. A ‘Miss Tata’ vai também ser promovida em folhetos e outros materiais de comunicação, em vários pontos de venda, nesta iniciativa que se vai prolongar até Setembro.

Promoção internacional

Para além da promoção nacional da batata portuguesa, a Porbatata vai também lançar o selo ‘Miss Tata’ nas embalagens de batata destinadas à exportação.

A Associação da Batata de Portugal promoveu também uma acção de divulgação da ‘Miss Tata’ em órgãos de comunicação social especializados europeus, com especial destaque para Espanha, Holanda e França. O objectivo é dar a conhecer a marca colectiva da batata portuguesa e estimular as exportações, numa altura em que este produto está a chegar ao mercado, acabado de colher.

Em 2020, as exportações de batata somaram mais de 18 milhões de euros e a União Europeia foi o principal mercado de destino, sendo Espanha o maior comprador de batata produzida em Portugal.

A promoção internacional faz parte do projecto de Promoção da Batata Portuguesa nos Mercados Externos, apoiado pelo Portugal 2020, no âmbito Programa Operacional Competitividade e Internacionalização.