Município da Lourinhã adopta medidas de prevenção à Covid-19
O Município da Lourinhã decidiu adoptar algumas medidas de prevenção para fazer face à pandemia de Covid-19 e ao aumento de novos casos. As medidas agora implementadas têm em consideração a legislação que regulamenta o Estado de Emergência, em vigor até 30 de Janeiro.
Em comunicado enviado à nossa redacção, o município faz saber que decidiu encerrar alguns equipamentos municipais. Segundo o documento assinado pelo presidente da Câmara Municipal, João Duarte Carvalho, vai ficar encerrado o Polidesportivo Municipal, o Pavilhão da Casa do Povo, a Biblioteca e a Galeria Municipal, o Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira e o Auditório Municipal. O encerramento de equipamentos municipais estende-se também aos Postos de Turismo da Lourinhã e da Praia da Areia Branca, ao Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro e aos parques infantis.
Tendo em consideração a renovação do Estado de Emergência, o Município da Lourinhã informa que espaços de actividades recreativas, de lazer e diversão, como discotecas e bares, devem permanecer encerrados ao público. A mesma medida aplica-se a espaços onde decorram actividades culturais e artísticas. Espaços dedicados à prática de actividade física, como piscinas, pavilhões polidesportivos, ginásios, campos de futebol e similares devem ser encerrados.
No comunicado a autarquia relembra ainda que restaurantes, cafetarias e similares devem encerrar ao público, passando apenas a funcionar em regime de take-away ou de entregas ao domicílio.
O atendimento aos munícipes no edifício da Câmara Municipal vai manter-se, mas apenas por marcação prévia, bem como os serviços da componente de apoio à família (refeições, prolongamento de horário e actividades nas interrupções lectivas). Os mercados municipais da Lourinhã e da Praia da Areia Branca, os parques e jardins de gestão municipal e o Parque de Campismo da Praia da Areia Branca vão continuar em funcionamento. O acesso ao Estádio Municipal está condicionado, sendo apenas permitido o acesso a atletas e equipas técnicas. O acesso a campos de ténis e de padel, ao ar livre, estão limitados a quatro atletas por campo.
As cerimónias fúnebres vão poder realizar-se no interior do cemitério acompanhadas por família, no máximo de 30 pessoas, cumprindo com as normas impostas pela Direcção-Geral da Saúde.
O Município da Lourinhã esclarece que as medidas agora em vigor estão sujeitas a avaliação permanente, em articulação com as autoridades de saúde.