Município da Lourinhã desenvolveu atividades sobre saúde mental

Na sequência de uma candidatura ao programa Cuida-te +, do Instituto Português do Desporto e Juventude, e em parceria com o Agrupamento de Escolas da Lourinhã, o Município da Lourinhã desenvolveu nos meses de setembro e novembro,um conjunto de atividades direcionadas a alguns grupos de alunos da Escola Básica Dr. Afonso Rodrigues Pereira e da Escola Secundária Dr. João Manuel da Costa Delgado.

No dia 25 de setembro, foi dinamizada a Sessão de Educação para a Saúde pela Música “Entre Sons de Bem-Estar”, pela Sol sem Fronteiras. Duas turmas do 3o ciclo de escolaridade participaram na atividade, onde se realizou um trabalho de consciencialização sobre as implicações das adições e dependências mais frequentes, sem substâncias, como o jogo, a internet ou o uso do telemóvel.

No dia 14 de novembro, ainda com foco na área dos comportamentos aditivos, realizou-se uma sessão de Teatro- Debate, designada #Obsessão e dinamizada pela Baal 17 – Companhia de Teatro na Educação do Baixo Alentejo, que teve como público-alvo uma turma do 3o ciclo de escolaridade. 

Finalmente, na manhã de 17 de novembro, duas turmas do ensino secundário participaram numa Ação de Sensibilização e Aconselhamento sobre Saúde Mental, promovida por uma equipa especializada do Instituto Português do Desporto e Juventude.

Como complemento a autarquia produziu também um vídeo #Compreender #Escutar #Cuidar que, de forma resumida, aborda a saúde mental da criança e do adolescente e o papel do adulto neste domínio. Este vídeo foi disponibilizado a todos os encarregados de educação da rede escolar do concelho, no dia 10 de novembro, Dia Mundial da Saúde Mental, através da plataforma Siga.

Ainda no âmbito da saúde mental o Município convida os munícipes a aceder ao “Kit Básico de Saúde Mental”, da Associação Manifestamente, em www.manifestamente.org, uma iniciativa cidadã pela Saúde Mental, empenhada em falar, inspirando as pessoas a falar sobre saúde mental.