Município da Lourinhã e editora Escorpião Azul promovem 1.º Festival de Banda Desenhada

De 11 a 19 de março a Banda Desenhada invade o município da Lourinhã. O município e a Editora Escorpião Azul promovem o 1.º Festival de Banda Desenhada da Lourinhã, o LouriBD.

Esta primeira edição surge “da vontade de difundir, junto da comunidade, aquilo que é a banda desenhada, tornando-a acessível e próxima de todos os leitores”, independentemente da idade ou da literacia de cada um.

Em comunicado, a autarquia explica que o festival pretende também afirmar o “enorme potencial pedagógico, artístico e cultural” da banda desenha, “que tanto enriquece e singulariza este género.”

Considerada a nona arte, pela maneira como conta histórias através de uma simbiose entre imagem e texto, os seus antecedentes estão ligados à imprensa e às caricaturas – sobretudo de políticos – feitas nos jornais, depois em revistas, tiras sequenciais, agrupadas em livros ou em formato de novelas gráficas.

Além da exposição de BD “10 Anos de Histórias aos Quadradinhos” de Escorpião Azul e do Mercado do Livro, o festival vai contar com a apresentação de projetos, lançamento de livros, conversas com autores, workshops, sessões de autógrafos, curtas de animação e concertos ilustrados.

O festival conta com a presença dos seguintes autores e moderadores: Álvaro e Filipe Duarte, António Rocha, Carlos Páscoa, Derradé, Fil, Hugo Pinto, Inês Garcia e Tiago Cruz, João Amaral, João Gordinho, Jorge Deodato, Lança Guerreiro, Luís Louro, Marco Fraga, Mário João Marques, Miguel Santos, Paulo J. Mendes, Paulo Monteiro, Pepedelrey, Rita Alfaiate, Rui Alves de Sousa, Sharon Mendes, Sérgio Santos e Véte.

No que diz respeito à Exposição de BD “10 Anos de Histórias aos Quadradinhos” de Escorpião Azul, patente ao público de 7 de março a 1 de abril, na Galeria Municipal da Lourinhã, são acolhidos os mais variados estilos e géneros da Banda Desenhada presente a nível nacional, bem como da Editora Escorpião Azul.