Município da Lourinhã promove projeto Próxima Paragem

O Município da Lourinhã está a promover mais uma vez o Projeto Próxima Paragem, iniciativa que visa diminuir taxas de inatividade, melhorar espaços comuns e trabalhar a integração das populações à malha com os territórios envolventes, integrando ações locais, pensadas e desenhadas com os moradores, em harmonia com os seus interesses coletivos.

De acordo com um comunicado enviado à redação da RCL, este é um projeto de democracia de proximidade, aplicado no Bairro de São Francisco de Assis, no Bairro da Ladeirinha e nas suas comunidades circundantes, e inserido no Programa Nacional Bairros Saudáveis.

O Próxima Paragem teve um forte impacto nas comunidades participantes em 2023, em especial as crianças e jovens, e com o término do seu financiamento foi um dos quatro selecionados, numa lista de 90, da região de Lisboa e Vale do Tejo, para uma apresentação pública numa sessão de encerramento do Programa Bairros Saudáveis.

Desta forma, a Lourinhã participou na sessão intitulada por “Bairros Saudáveis prestam Contas”, no passado mês de junho de 2023, expondo assim o seu projeto a várias entidades regionais e nacionais, bem como ao Ministro da Saúde e à Ministra da Coesão Territorial.

Devido ao sucesso desta iniciativa, o Município da Lourinhã dá continuidade ao projeto, encetando uma parceria com duas associações: Locals Approach e Sombronautas e o Teatro Inefável.

De acordo com dados do Município, estão envolvidos neste projeto um total de 200 moradores, com 18 ações de intervenção em bairros e 6 equipamentos criados ou requalificados.

No que toca ao investimento, em 2023 este foi de 10 mil euros, sendo o valor de 2024, 20 mil, contando com 49 mil euros investidos do Programa Bairros Saudáveis.