Município de Óbidos com alojamentos para integração social

O concelho de Óbidos é um dos municípios do país que vai contar com alojamentos para a integração social. O Ministério da Segurança Social aprovou 22 projetos de alojamento com respostas de integração social, com um financiamento de 22 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Em Mafra para a assinatura de um contrato, a ministra Ana Mendes Godinho referiu que estes são “projetos inovadores” que se candidataram a um aviso de PRR e que corresponde “a novas respostas sociais seja para o envelhecimento ou para a integração de pessoas através de soluções de habitação”.

Os 22 projetos aprovados vão ser financiados, na sua totalidade pelo PRR, estando o financiamento total a ser distribuído pelo Ministério da Segurança Social, através da assinatura dos respetivos contratos de financiamento.

Os 22 projetos vão permitir dar respostas de alojamento a 800 pessoas. Soluções, diz a governante, “que implicam alojamento e integração de pessoas que precisam de algum tipo de respostas sociais”.

Foram já assinados cinco dos 22 contratos de financiamento para respostas sociais inovadoras nos concelhos de Óbidos, Mafra, Pombal, Castanheira de Pêra e Lousã. Os cinco projetos correspondem a um investimento de 5,2 milhões de euros e vão abranger 166 pessoas.