Município de Óbidos lança Prémio Literário Lusófono

A Câmara Municipal de Óbidos vai lançar um prémio literário direccionado para a literatura lusófona, em parceria com Câmara de Comércio Portugal Moçambique. A primeira edição deverá acontecer em 2021.

Num comunicado, a autarquia explica que o Prémio Literário Lusófono pretende “estimular a produção de obras literárias, na língua de Camões, trazendo à ribalta novos e talentosos escritores”.

O prémio lançado em parceria com a Câmara de Comércio Portugal Moçambique vai “premiar os melhores, mostrando a relevância literária e cultural dos territórios (…) desta comunidade”.

A autarquia, através da estratégia Óbidos Vila Literária, tem apostado na promoção da língua e da literatura nacional e internacional, e promovido a participação nos eventos literários (como Folio – Festival Literário Internacional) de escritores provenientes de quase todos os países de língua oficial portuguesa.

Para o presidente da Câmara Municipal, Humberto Marques, “a associação de Óbidos à Câmara de Comércio é um passo natural”, sublinhando que esta e “futuras parcerias” vão contribuir “para estreitar relações entre os países de língua portuguesa”.

Após o estabelecimento da parceria, a autarquia iniciou o procedimento formal de elaboração de um regulamento para o prémio, que terá de ser aprovado em reuniões da Câmara e da Assembleia Municipal, antes de ser publicado em Diário da República.

A previsão da autarquia é que a primeira edição se realize no próximo ano.