Município de Torres Vedras pondera limitação da época balnear

O município de Torres Vedras está a ponderar limitar entre 1 de Julho a 31 de Agosto a época balnear nas praias do concelho, devido à pandemia de COVID-19. Apesar disso, a viatura “Praia Segura”, de reforço da vigilância em todo o litoral do concelho, vai estar operacional entre 15 de Junho a 15 de Setembro, o período em que normalmente decorre a época balnear.

De acordo com o Notícias ao Minuto, que cita a Agência Lusa, o autarca Carlos Bernardes diz estar mais preocupado com o controlo da capacidade de carga em praias urbanas, como as da Formosa e Santa Helena, em Santa Cruz. Para o presidente da Câmara Municipal, a dimensão do litoral e a extensão dos areais do concelho “são uma vantagem” no actual contexto da pandemia, para dispersar os banhistas ao longo das praias e evitar aglomerações.

As regras de funcionamento das praias do concelho vão ser discutidas numa reunião entre os concessionários, a Agência Portuguesa do Ambiente e Autoridade Marítima.

O executivo da Câmara Municipal de Torres Vedras decidiu isentar os estabelecimentos comerciais localizados das zonas balneares das taxas de ocupação do domínio hídrico. A medida visa “auxiliar os proprietários de restaurantes, snack-bares ou alojamentos turísticos a equilibrar a sua situação financeira”, por ter sido “dos sectores mais afectados desde o início do combate à pandemia”. A competência de gestão das praias passou este ano para a autarquia no âmbito da descentralização de competências.

A câmara de Torres Vedras está também a equacionar autorizar os estabelecimentos comerciais a alargarem as áreas das esplanadas e a isentá-los do pagamento de taxas.

A autarquia, em articulação com a Capitania do Porto de Peniche e do Porto de Cascais, decidiram limitar o acesso às praias do concelho à prática de actividade física e desportiva, “não sendo permitida a permanência estática no areal”. A medida visa limitar a transmissão da doença COVID-19.

Saiba quais as actividades autorizadas nas praias do Concelho de Torres Vedras aqui.