Novas Residências Estudantis em Torres Vedras

Foram ontem inauguradas as novas residências estudantis de Torres Vedras, numa cerimónia que contou com a presença da presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, a ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato e o presidente do Politécnico de Leiria, Carlos Rabadão. 

Este projeto reabilitou dois edifícios do centro histórico de Torres Vedras, para reunir as condições necessárias à nova função, e simultaneamente, salvaguardar o seu valor histórico.

As novas residências estudantis de Torres Vedras representaram um investimento total de cerca de 375 mil euros, tendo cerca de 326 mil sido financiados pelo PRR, o plano de recuperação e resiliência. Estes novos espaços fazem parte do objetivo principal do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior – Disponibilizar alojamento para estudantes do Ensino Superior a custos acessíveis, através da intervenção em 15.000 camas até 2026.

De acordo com Laura Rodrigues “A construção deste ecossistema educativo concorre para a concretização da estratégia da Câmara Municipal na regeneração dos sistemas urbanos, respondendo às dinâmicas do território e às necessidades das populações”.

A autarca de Torres Vedras avançou também que, a 150 metros das residências, será criado um espaço de estudo a estar aberto até às 24 horas durante toda a semana, equipado de todas as condições para o apoio ao estudo autónomo dos alunos que frequentem o ensino secundário e superior.