Óbidos Vila Gaming visitado por cerca de 20 mil pessoas

A 1.ª edição do Óbidos Vila Gaming atraiu cerca de 20 mil visitantes. Os dados foram avançados pela autarquia, num balanço do evento que considera ser uma aposta ganha na atração de novos públicos à vila medieval.

“Pelos números e pelo entusiasmo, esta foi, sem dúvida, uma aposta ganha”, refere, em comunicado, o presidente da Câmara Municipal de Óbidos, Filipe Daniel. O autarca considera que o evento levou à vila “uma nova energia e uma nova dinâmica, mas, acima de tudo, um público diferente”.

Repartido entre a vila e o Parque Tecnológico de Óbidos, o evento contou com a presença e participação de influencers, youtubers, produtores de conteúdos e ainda dois dias de conferências, ‘talks’ e ‘networking’.

Com eventos “mais culturais, mais imersivos (…) para diferentes faixas etárias e públicos”, que já decorrem em Óbidos, “o Óbidos Vila Gaming permite-nos apostar num público mais específico e também mostrar novas profissões, sejam elas ligadas ao jogo, sejam elas ligadas à produção de conteúdos”, sublinha Filipe Daniel.

Ressalvando a importância deste tipo de eventos para o território, o autarca frisou que “este movimento de ‘gamers’ e de ‘influencers’ acaba por ter uma expressão muito grande”.

Organizado pela empresa municipal Óbidos Criativa, em parceria com a E2Tech — Eventos e Entretenimento Tecnológico, a 1.ª Vila Gaming teve por base “uma visão orientada para o futuro e para uma ‘indústria’ que é hoje líder de mercado e agregadora de gerações”.

Para Ricardo Duque, administrador da Óbidos Criativa, no futuro, o certame “pode assumir-se enquanto ator socioeconómico e um agente cultural relevante, que contribuirá para a transformação, modernização e crescimento da economia regional”.

No comunicado, a autarquia recorda que o Óbidos Vila Gaming “nasceu com o objetivo de ser um evento com grande disponibilidade para a prescrição de marcas, produtos e serviços que ficarão associados à experiência vivida” naquela vila medieval.

Trata-se de um certame integrado numa estratégia de ativação territorial com base na criatividade, inovação e pioneirismo, acompanhando as principais tendências nacionais e internacionais: o ‘gaming’, a programação e a robótica, pode ainda ler-se.

Ao longo de quatro dias, o público teve acesso a conteúdos vocacionados para todas as idades, “dando oportunidade aos mais novos de entrar numa arena de ‘Fortnite’, permitir a qualquer pessoa a imersão na realidade virtual, ou estar num verdadeiro ‘Esports’ no palco de ‘Gaming’, mas também a possibilidade de os pais mostrarem aos filhos os jogos que marcaram a sua infância e adolescência no salão de jogos e retrogrames”, refere a organização.

O Óbidos Vila Gaming implicou um investimento de 250 mil euros por parte da autarquia e vai realizar-se de dois em dois anos.

A 1.ª edição contou com 20 ‘speakers’, 20 horas de ‘talks’ e 150 participantes, perto de 130 horas de concursos e mais de cinco mil euros em prémios em disputa.