Octávio Mateus eleito presidente do Conselho Científico da AGEO
No passado dia 29 de novembro o Conselho Científico da AGEO – Associação Geoparque Oeste, reuniu com o intuito de deliberar sobre o Regimento deste órgão, eleger o seu Presidente para um mandato de três anos e debater sobre os pontos de situação do Geoparque Oeste, enquanto Geoparque Mundial da UNESCO.
Segundo um comunicado enviado à redação da RCL, já havia sido realizada uma reunião, em que a AGEO se pronunciou sobre a proposta de candidatura do Geoparque Oeste à Rede de Geoparques Mundiais, tendo no dia 29 de novembro, sido debatido e aprovado o Regimento do Conselho Científico que permitirá formalizar o seu regular funcionamento.
O Professor Doutor Octávio Mateus foi eleito presidente do Conselho Científico do da AGEO, para um mandato de 3 anos. Octávio Mateus é licenciado em Biologia e Doutorado em Paleontologia, exercendo funções letivas na Universidade Nova de Lisboa. É ainda investigador no Museu da Lourinhã e sócio fundador da Sociedade Portuguesa de Paleontologia.
O Conselho Científico da Associação Geoparque Oeste é composto por 20 membros com relação profissionais e ou académica ao território do Geoparque Oeste, de diferentes áreas de conhecimento. Para João Serra, representante do município da Lourinhã na presidência da Direção da AGEO, “a constituição do Conselho Científico é um dos atos mais importantes deste atual mandato, pois é a garantia de que o Geoparque Oeste pode efetivamente contar com o contributo científico de especialistas de reconhecido mérito nacional e internacional, sendo por isso uma estrutura fundamental para a capacitação científica do território deste Geoparque Mundial da UNESCO, mas também para toda a região Oeste”.