‘Olhar o Mar’: espaço museológico inaugurado em Ribamar

O espaço museológico “Olhar o mar” foi, ontem à tarde, inaugurado em Ribamar.

‘Olhar o Mar e a Terra’ foi o primeiro nome dado a este espaço, com cerimónia de inauguração em Setembro de 2017, onde esteve patente a exposição ‘Navegar no Passado’ de Estêvão Alexandre Henriques. Reformulado o conceito e o nome do espaço museológico, foi ontem apresentado à população.

Mauro Antunes, Presidente da Junta de Freguesia de Ribamar, falou do surgimento e da essência deste projecto, que está ainda a crescer e que contou com fundos comunitários do Mar 2020.

É da história e das gentes de Ribamar que nasce este espaço que tem como missão preservar e divulgar o património histórico, cultural e etnográfico, tanto material como imaterial, relacionado com a temática do “Mar”.

O espólio de Estêvão Henriques está na base deste espaço. No entanto, convidou, João Duarte Carvalho, Presidente do Município da Lourinhã, que sendo este um projecto da comunidade, todos podem contribuir.

O espaço museológico nasce numa propriedade que foi um antigo espaço de construção naval e conta com duas salas: a Sala da Orientação no Mar  e a Sala dos Pescadores. O espaço museológico Olhar o Mar está também disponível através da página olharomar.pt