Os “200 anos da Independência do Brasil” dão mote à Agenda Cultural do CIBV

O Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro (CIBV) lançou uma agenda cultural para este ano, com iniciativas que acontecem entre abril e dezembro. Todas as atividades têm como tema as comemorações dos “200 Anos da Independência do Brasil”.

Uma das primeiras atividades agendadas é o webinar ‘Turismo Inclusivo: Testemunhos e Projetos’ que vai decorrer a propósito do Dia Monumentos e Sítios, que se assinala a 18 deste mês. A iniciativa vai ter transmissão em direto na página de Facebook do município estando já a decorrer as inscrições, que são gratuitas. Neste webinar participam Ana Garcia, Presidente da Accessible Portugal, Catarina Oliveira, criadora da Página de Instagram especierarasobrerodas e Madalena Ribeiro, formadora e consultora na área do Turismo Acessível e Atendimento a pessoas com deficiência.

Em maio, no âmbito do Dia dos Museus, o CIBV promove uma conferência dedicada à efeméride, onde vão ser abordadas as relações culturais entre Portugal e o Brasil. No quinto mês do ano será apresentada oficialmente a obra de Banda Desenhada “Batalha do Vimeiro: Portugal resiste a Napoleão Bonaparte”, do artista local Salvador Ferreira, editada pela Escorpião Azul.

Em julho, acontece um passeio de BTT pelo campo da Batalha do Vimeiro, numa atividade outdoor, para fruição da natureza num local de grande relevância histórica para o período das Invasões Francesas. Já em agosto, o público vai poder assistir a peças de teatro, direcionadas para toda a família: “Ramos de Oliveira – O Soldado da Paz” e “Ir para o Maneta”.

Setembro traz um Escape Game virtual, sob o mesmo mote da Agenda Cultural, dinamizado pela empresa local Enigma Box. Nesta atividade, os jogadores vão poder jogar a partir das suas casas e desvendar, através de puzzles e enigmas, segredos relacionados com este período histórico.

Em dezembro, o ciclo de atividades termina com a peça de teatro “Ficaram a Ver Navios”.

Toda a Agenda Cultural do Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro pode ser consultada online, através das redes sociais, onde, ao longo do ano, serão também publicados jogos e pequenas curiosidades.