Padaria Central de Ribamar adopta medida amiga do ambiente para eliminar uso de plástico

Foi com o objectivo de tentar abolir o plástico do estabelecimento que a Padaria Central de Ribamar trocou os sacos de plástico, utilizados para o pão, por sacos de pano. Neste Dia Internacional Sem Sacos de Plástico, damos-lhe a conhecer esta iniciativa amiga do ambiente.

Ana Cristina José, proprietária do estabelecimento, explicou-nos o motivo desta iniciativa sustentável, com um benefício acrescido para os clientes.

O desconto de 5 cêntimos é válido “sempre que os clientes utilizem o saco” reutilizável da padaria. Antes de produzirem e disponibilizarem os sacos, já incentivavam os clientes a levarem o seu próprio saco para evitar a utilização do plástico.

Porque “é com pequenos gestos que se faz a diferença”, a Padaria Central de Ribamar já deixou de utilizar o plástico na venda ao público no estabelecimento. Ana Cristina José considera que este é um “processo gradual”, que pretendem expandir para as vendas para o exterior, com alguns clientes a mostrarem alguma resistência à iniciativa.

Para já foram produzidos cerca de 1000 sacos, que representam um investimento de 1000 euros. Os sacos são laváveis, feitos em linho, e podem ser adquiridos na Padaria Central de Ribamar pelo valor de um euro.