Praia da Areia Branca recebe primeira etapa do Campeonato do Mundo de Moto Surf
A Praia da Areia Branca recebe nos dias 28 e 29 de setembro a etapa inaugural do Campeonato do Mundo de Moto Surf .
Trinta atletas irão iniciar a World Series na Lourinhã, com destaque para Nuno Gomes, Nelson Santos e Samuel Alves, os primeiros pilotos nacionais a competir nesta prova. Também Claire Hartung, jovem alemã de 18 anos entra para a história da competição, como a primeira mulher a participar no Campeonato do Mundo de Jet Ski nas ondas.
A prova será avaliada por um júri internacional composto por cinco membros que atribuem uma classificação atendendo ao nível de dificuldade, estética, risco e fluidez da performance de cada um dos atletas. O Moto Surf é uma modalidade conhecida por juntar emoção, adrenalina e perícia, através de manobras de Jet Ski no ar.
Através de um comunicado enviado à redação da RCL, Luís Centeno Fragoso, responsável pela etapa portuguesa do Moto Surf World Series 2024, confessa que “o Campeonato do Mundo 2024 é muito especial por contar pela primeira vez com atletas nacionais em prova que terão a oportunidade de se estrear junto da elite da modalidade e perante centenas de portugueses“. O também membro da Direção da International FreeRide WaterCraft Association destaca ainda que “a Praia da Areia Branca é o spot perfeito para praticar Freeride pela particularidade e potencialidade das suas ondas, mas também pelas condições de acessibilidade que oferece aos pilotos”.
João Duarte Carvalho, presidente da Câmara Municipal da Lourinhã, afirma que “é fundamental para o Concelho a realização de eventos desportivos com a notoriedade mundial do Moto Surf World Series porque contribuem para a promoção deste território e do seu património natural, cultural e económico, alavancando o tecido empresarial e social locais”.
Após a etapa portuguesa, o Campeonato do Mundo de Moto Surf 2024 segue para Montalivet, em França, e termina em Noja, em Espanha. Portugal recebe etapas desta competição desde 2004, com a Praia da Areia Branca a ser o palco da prova pela terceira edição consecutiva.