Protecção Civil emite aviso devido ao mau tempo

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu um aviso à população devido ao mau tempo previsto para esta terça-feira, com chuva intensa nas regiões Norte e Centro, vento forte e agitação marítima. Prevê-se também trovoada durante a tarde e a queda de granizo no Norte e Centro.

Num comunicado, a Protecção Civil refere que face às condições meteorológicas, o piso rodoviário estará escorregadio, alertando para a possibilidade de cheias rápidas nas zonas urbanas e em estruturas urbanas subterrâneas com deficiente drenagem e em locais historicamente mais vulneráveis.

Entre as recomendações deixadas pela autoridade está a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e que sejam retirados objectos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao escoamento das águas.

Nas estradas, os condutores devem reduzir a velocidade e adoptar uma condução defensiva. Nas vias afcetadas pela acumulação de água são desaconselhadas viagens com crianças, idosos ou pessoas com necessidades especiais e deve-se ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e nas zonas ribeirinhas.

Devido ao mau tempo, oito distritos do continente estão sob aviso laranja, até às 9h de quarta-feira, devido à agitação marítima, com ondas que podem atingir uma altura máxima de 10 a 12 metros. Entre os distritos em aviso laranja está o de Lisboa e Leiria.