“Quantas perguntas pode responder um fóssil?” – exposição para ver no Museu da Lourinhã

“Quantas perguntas pode responder um fóssil?” é o nome da exposição temporária que pode ser vista no Museu da Lourinhã. A exposição foi inaugura este domingo, dia 17 de Julho, para celebrar a 2ª Edição do evento Dinossauros Saem à Rua e apresenta as últimas descobertas sobre um dos fósseis mais importantes de Portugal, os ovos de dinossauro de Paimogo.

Nos próximos meses, o Museu da Lourinhã vai acolher uma exposição itinerante sobre uma das suas peças mais emblemáticas, os ovos de Paimogo, um conjunto de mais de 100 ovos fósseis de dinossauros e de parentes de crocodilos com mais de 150 milhões de anos, preservados juntamente com restos embrionários de dinossauros terópodes. Este fóssil, descoberto em 1993 por Isabel Mateus, é hoje a joia do espólio do Museu. Parte dele pode ser visitado no Dino Parque da Lourinhã, mas esta nova exposição apresenta um novo bloco inédito do conjunto original, preparado no Parque dos Dinossauros da Lourinhã durante dois anos e estudado por cientistas da Universidade Nova de Lisboa, Universidade de Coimbra e Universidade de Zaragoza (Espanha).

Miguel Moreno-Azanza, curador da exposição, declarou que “A nova exposição convida o visitante a perceber como os paleontólogos trabalham e como eles colaboram com sedimentólogos, geoquímicos, geofísicos e mineralogistas para alcançar uma abordagem holística dos fósseis e reconstruir melhor a biologia dos animais do passado. Tudo isso com um design expositivo inovador e acessível para o público de todas as idades.”

A exposição faz parte do projeto PTDC/CTA-PAL/31656/2017 financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, e pode ser visitada no Museu de Lourinhã até ao final deste ano.