Teatro-Cine de Torres Vedras com financiamento do PRR para a renovação tecnológica

O Teatro-Cine Ferreira da Silva, em Torres Vedras, é o único equipamento cultural da região Oeste que vai contar com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), para a renovação tecnológica.

Ao todo, são 155 os cineteatro e centros de arte contemporânea a serem beneficiados com renovação tecnológica, num investimento de 23,2 milhões de euros.

Segundo o Observador, que cita a Agência Lusa, na assinatura dos contratos de financiamento, Adão e Silva admitiu que “a Cultura foi novidade tardia no PRR, mas uma boa novidade”, realçando a importância da medida, que corresponde a 10% da dotação e “tem como objetivo político a disseminação do digital, que constitui um ponto de viragem na democratização da Cultura”.

Foram assinados contratos para 42 equipamentos da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses, envolvendo 27 municípios.

“Será mais fácil com estes equipamentos aceder, em todo o território, ao património fílmico nacional e ver as mesmas escolhas”, sublinhou o Ministro da Cultura.

O Plano de Recuperação e Resiliência na área da Cultura dispõe de um montante global de 243 milhões de euros, dos quais 150 milhões destinados “à valorização, salvaguarda e dinamização do Património Cultural” e 93 milhões à “Transição Digital das Redes Culturais”.

Nesta última área, além da aquisição de equipamento de projeção digital para 155 cineteatros e centros públicos de arte contemporânea, o PRR prevê igualmente a instalação do Arquivo Nacional do Som, a modernização tecnológica dos laboratórios de conservação e restauro do Estado, incluindo o Arquivo Nacional da Imagem em Movimento, da Cinemateca Portuguesa.

A compra de novos equipamentos informáticos e sistemas de informação, para 239 bibliotecas públicas, a constituição de bibliotecas itinerantes ‘online’, a digitalização de acervos, o apoio à tradução de obras literárias, à edição de audiobooks e ebooks, à modernização e transição digital das livrarias e à criação da Plataforma de Empréstimo de Livros Eletrónicos foram outras medidas anunciadas, na área da “Transição Digital das Redes Culturais” do PRR.