Tempo frio coloca todos os distritos do país sob aviso amarelo

Todos os distritos de Portugal continental vão manter-se, até quarta-feira, sob aviso amarelo devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima.

Face as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a Protecção Civil emitiu um novo aviso à população, onde pede especial atenção aos aquecimentos com combustão (como por exemplo braseiras e lareiras), que podem causar intoxicação devido à acumulação de monóxido de carbono e levar à morte, recomendando ventilação dos espaços.

No aviso, a Protecção Civil alerta também para os incêndios em habitações, resultantes da má utilização de lareiras e braseiras ou de avarias em circuitos eléctricos e para o aumento do risco associado ao tráfego rodoviário, quer pela queda de neve nas vias, quer pela formação de gelo.

A Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil recomenda à população que se evite a exposição prolongada ao frio e às mudanças bruscas de temperatura, a manter o corpo quente, através do uso de várias camadas de roupa e a ingestão de sopas e bebidas quentes.