Tiago Picão de Oliveira expõe fotografias do projeto ‘Património Religioso – Do Global para o Local, do Passado para o Futuro…’

É na Associação Tá a Mexer, na Lourinhã, que pode visitar, até ao próximo dia 5, o quinto conjunto de fotografias do projeto expositivo ‘Património Religioso – Do Global para o Local, do Passado para o Futuro…’. Da autoria do lourinhanense Tiago Picão de Oliveira, a mostra tem por objetivo alertar para a importância deste património.

Este quinto conjunto de fotografias tem como principal novidade fotografias tiradas pelo autor durantes as Jornadas Mundiais da Juventude, que aconteceram em Cracóvia, na Polónia, em 2016.

O património local do concelho e da região Oeste não passa despercebido para o autor. Por isso, esta exposição conta também com fotografias de igrejas do concelho da Lourinhã.

A relação afetiva e visual que Tiago Picão de Oliveira estabelece com os espaços é uma das premissas que leva à escolha das fotografias que dão corpo a esta exposição.

Recorde-se que o primeiro conjunto de fotografias deste projeto, com o qual o Município da Lourinhã assinalou as Jornadas Europeias do Património, em 2012, esteve patente na Galeria Municipal da Lourinhã e, posteriormente, no Convento de Santo António e na Casa da Cultura da Ponte do Rol.

Segundo o autor, o projeto tem como ponto de partida viagens e peregrinações realizadas por si em 2011 à Terra Santa e à Europa Central, complementado por um trabalho fotográfico efetuado em Portugal, com especial incidência na região Oeste.