Torres Vedras entre os três municípios da região distinguidos pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis

Torres Vedras, Alenquer e Arruda dos Vinhos foram os municípios do Oeste reconhecidos pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR), da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas. Ao todo, foram atribuídas Bandeiras Verdes a 95 municípios do país, “por investirem na construção de uma política integrada de apoio à família”.

Torres Vedras está entre o grupo de seis municípios que repetem a distinção há 14 edições. Em comunicado, a Câmara de Torres Vedras explica que a atribuição da bandeira teve em conta as medidas de apoio às famílias praticadas durante o ano de 2021 como o Programa de Emergência Alimentar, Habitacional e Social – que apoiou 95 pessoas em situação de vulnerabilidade com uma comparticipação financeira de 18.560,48 euros -, a manutenção da Linha de Apoio Psicossocial e a inauguração do Centro de Atendimento Social Integrado de Torres Vedras.

O galardão considerou ainda a Estratégia Local de Habitação do Município de Torres Vedras (com vista a efetuar candidatura ao programa 1.º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação), o programa “Aqui, acolá por onde andará?” (maletas pedagógicas que, em 2021, percorreram 45 instituições destinadas aos seniores do concelho) e a divulgação de informação sobre a situação pandémica no concelho no site e nas redes sociais da autarquia.

Nesta edição, aderiram ao projeto 145 municípios, tendo sido galardoados 95 com a Bandeira Verde de “Autarquia Familiarmente Responsável”. Um aumento de 13%, face às 84 entidades premiadas o ano passado, refere a associação.

Vitória Salvado, coordenadora da OAFR, salienta que “é evidente que as políticas de proximidade traduzem as necessidades reais das famílias procurando dar-lhes resposta”. Para a responsável, “as respostas têm sido efetivamente dadas, com impactos muito relevantes para milhares de famílias”.

Coimbra lidera nos distritos com mais municípios premiados (15) e participantes (16) no inquérito do Observatório. O distrito de Lisboa está em 2.º lugar com 11 distinções, seguido do distrito de Aveiro (9), Santarém (8), Braga (7) e Faro, Guarda e Porto com 6 municípios cada.

Dos 145 municípios que participaram no inquérito do Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis, 116 (80%) disponibilizam a Tarifa Familiar da Água às famílias, 118 (82%) Tarifa Social da Água e 116 (80%) IMI Familiar.

O Observatório das Autarquias Mais Familiarmente Responsáveis é uma iniciativa da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, em parceira com Instituto da Segurança Social, acompanha, reconhece e divulga a tomada de medidas facilitadoras da vida às famílias que vivem nas autarquias portuguesas. É o único Observatório que avalia políticas locais, com total abrangência de áreas avaliadas e cobertura de todo o território nacional.