Torres Vedras: Presidente da República inaugurou sede da Associação Mundial de Enoturismo

O Presidente da República veio a Torres Vedras para a inauguração da sede da AMETUR – Associação Mundial de Enoturismo, formada por municípios e entidades gestoras na área do turismo vinculado à cultura do vinho.

Um encontro, disse Marcelo Rebelo de Sousa, importante não só para Torres Vedras, mas também para Portugal.

O convite para presidir à inauguração da sede da AMETUR surgiu em junho deste ano, num encontro com a Associação de Municípios Portugueses do Vinho. Para o chefe de Estado, “a vinha e o vinho são um dos fatores identitários de Portugal” e deve andar de mãos dadas com o turismo.

Está no centro da celebração cristã e é mencionado mais de 140 vezes na Bíblia. O vinho e a vinha marcam a identidade do concelho de Torres Vedras, numa relação que terá começado durante a ocupação romana.

Na inauguração da sede desta associação, a presidente da Câmara, Laura Rodrigues, destacou o “crescimento exponencial” do setor no concelho.

A sede da associação está instalada no Mercado Municipal de Torres Vedras. Segundo José Arruda, presidente da associação, Carlos Bernardes foi o grande impulsionador para que a associação se fixasse em Torres Vedras.

Com 25 países parceiros, a AMETUR é formada por municípios e entidades gestoras na área do turismo vinculado à cultura do vinho. A Câmara de Torres Vedras é sócia fundadora desta associação.