Torres Vedras recebe o concerto “Carmina Burana”

No âmbito das comemorações dos 40 anos da elevação de Torres Vedras a cidade, o Pavilhão Multiusos, em Torres Vedras, recebe o concerto Carmina Burana, no dia 23 de novembro, pelas 21h30.

A obra de Carl Orff vai ser interpretada pela Camerata Vocal de Torres Vedras, a Banda de Música da Associação Humanitária dos Bombeiros de Torres Vedras, o Grupo Coral de Odivelas “emCANTUS”, o Coro Municipal da Lourinhã e o Coro da Escola de Música Luís Maldonado Rodrigues.

Carmina Burana é uma obra referencial que estreou na Ópera de Frankfurt em 1937. O título advém de um manuscrito do século XIII, encontrado em 1803 na Abadia de Benediktbeuren, o Codex Latinus Monacensis, a maior coletânea de poemas profanos do período medieval que chegou ao presente.

Carl Orff escolheu 24 poemas do Codex Latinus Monacensis, em que o amor e a exuberância da vida estão à mercê do acaso. A composição rapidamente se tornou popular, O Fortuna (o movimento de abertura e de fecho) tem sido utilizado em vários filmes e eventos, tendo-se transformado na peça clássica mais ouvida desde que foi gravada.