UFLA adere ao Programa de Apoio à aquisição de gás engarrafado

A União das Freguesias de Lourinhã e Atalaia (UFLA) aderiu ao novo programa de apoio extraordinário do Fundo Ambiental para a aquisição de gás engarrafado. O aditamento ao protocolo que estabelece este apoio foi assinado em fevereiro, no Ministério do Ambiente e da Ação Climática, entre o Fundo Ambiental e a Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE). O Governo decidiu prolongar o programa “bilha solidária” até esgotar a verba de três milhões.

No âmbito desta campanha, os consumidores domésticos podem voltar a usufruir do apoio de 10 euros por botija de gás, até ao final deste ano. Para ser elegível, o consumidor deverá ser residente em Portugal, beneficiário da Tarifa Social de Energia Elétrica ou um dos membros do agregado familiar ser beneficiário de uma prestação social.

Aquando da sua deslocação à Junta de Freguesia, o consumidor deverá apresentar a fatura de eletricidade ou documento comprovativo do recebimento da prestação social, a fatura da aquisição do gás com data a partir setembro 2022, onde conste o NIF do consumidor e por fim, um documento de identificação.

Em comunicado, a UFLA refere que, no último programa de apoio, entre novembro de 2022 e janeiro deste ano, foram submetidas na Junta de Freguesia 77 candidaturas, num montante global de 770 euros.

Segundo dados do Governo, no ano passado, desde o dia 9 de novembro, data em que entrou em funcionamento a plataforma que gere este apoio, foram atribuídos incentivos no valor de 243.830 de euros pelas 1590 juntas de freguesia aderentes.