UFLA: apresentação de propostas ao Orçamento Participativo decorre até ao final deste mês

Equipamento rural e urbano, educação, cultura, tempos livres e desporto, ação. São estas algumas das áreas em que pode apresentar, até ao final deste mês, as suas propostas para o Orçamento Participativo da União das Freguesias de Lourinhã e Atalaia.

A iniciativa pretende potenciar a participação dos cidadãos através de uma colaboração positiva e construtiva, assente em princípios de proximidade, transparência e oportunidade. Em comunicado, a União das Freguesias refere que, com o Orçamento Participativo em 2022 – 2023, “continua a promover a cidadania e a participação dos cidadãos no processo comum de desenvolvimento socioeconómico e ambiental da freguesia.”

Este ano, o Orçamento Participativo conta com um valor global de 30 mil euros. Segundo o regulamento, vão ser concretizadas as propostas mais votadas até atingir esse valor, sendo que cada uma delas não pode exceder os 10 mil euros.

As propostas podem ser apresentadas por todos os cidadãos interessados, independentemente de estarem recenseados na União das Freguesias.

As propostas devem ser apresentadas até 31 de dezembro. Depois, serão analisadas por uma comissão técnica composta por membros do executivo, membros da Assembleia de Freguesia e por cidadãos independentes com conhecimentos técnicos em diversas áreas.

A apresentação das propostas deve ser realizada mediante o preenchimento de um formulário, disponível online, ou presencial nos edifícios da Junta da União das Freguesias de Lourinhã e Atalaia, na vila da Lourinhã ou na localidade de Atalaia.

As normas do Orçamento Participativo 2022-2023 estão disponíveis aqui.