UFLA atribuiu apoios às associações da freguesia

A União das Freguesias de Lourinhã e Atalaia atribuiu um apoio financeiro extraordinário, no valor de cerca de 25 mil euros, às fábricas das Igrejas, associações e coletividades da freguesia.

Reconhecendo o papel relevante que estas entidades desempenham, “enquanto motores de desenvolvimento social, económico e cultural na freguesia”, foi deliberado, por unanimidade, atribuir este apoio financeiro, de caracter extraordinário, “sem menosprezar o empenho e a importância de cada uma delas”. A distribuição do apoio teve em consideração as valências das instituições, a sua área de influência geográfica e os seus encargos com funcionários e instalações.

às 16 Fábricas de Igreja foi atribuído o valor global de 4.250 euros, 13 mil euros às 15 associações e coletividades da freguesia, 1.000 euros a cada uma das Bandas Filarmónicas com sede na freguesia, 2.500 euros ao Sporting Clube Lourinhanense e 3.000 euros aos Bombeiros Voluntários.

Em comunicado, a União das Freguesia esclarece que a verba atribuída à corporação lourinhanense destina-se à compra de equipamento de resgate de grande angulo, ou seja resgate em altura em falésias e escarpas. À Associação JAVA foi doada ração, no valor de 300 euros.

Na sessão de atribuição destes apoios, a União das Freguesias anunciou que as verbas arrecadados na ação solidária na última edição do Festival da Abóbora, no valor de 1.905,57 euros, foram atribuídas à ADAPECIL.

Na atribuição dos apoios, Pedro Margarido, presidente da UFLA, referiu que a União das Freguesias tem colaborado, “dentro das suas possibilidades, com todas as associações dentro da área geográfica da freguesia”, realçando a colaboração das associações nas atividades da Junta de Freguesia, “uma peça fundamental no desenvolvimento das aldeias, nomeadamente no apoio à população sénior”.