ULS Oeste acolhe 34 médicos internos de formação geral e especializada
A Unidade Local de Saúde do Oeste acolheu 34 médicos internos, que irão completar a sua formação médica nesta Unidade Local de Saúde. Os novos médicos foram acolhidos no Hospital das Caldas da Rainha e no Centro de Saúde de Torres Vedras, em suas sessões que contaram com a presença da Presidente do Conselho de Administração, Diretor Clínico para a Área dos Cuidados de Saúde Primários, Diretora do Internato Médico Hospitalar e Diretoras do Internato Médico de Medicina Geral e Familiar.
Em 2025, a ULS do Oeste recebeu um total de 34 médicos internos, 19 da Formação Geral e 15 da Formação Especializada, nas especialidades de Cirurgia Geral, Ginecologia/Obstetrícia, Medicina Interna, Medicina Geral e Familiar, Ortopedia, Pediatria, Pneumologia e Psiquiatria. Em comunicado, a Unidade Local de Saúde do Oeste destaca a especialidade de Psiquiatria, que recebe pela primeira vez um médico interno.
“O Internato Médico realiza-se após a licenciatura/mestrado integrado em Medicina e corresponde a um processo de formação médica especializada, teórica e prática, que tem como objetivo habilitar o médico ao exercício tecnicamente diferenciado na respetiva área de especialização”. Esclarece a ULS Oeste. “No primeiro ano, designado por Formação Geral, os médicos passam pelos Serviços Hospitalares de Medicina Interna, Pediatria e Cirurgia Geral e pelos Cuidados de Saúde Primários – Medicina Geral e Familiar e Saúde Pública. No que respeita à Formação Especializada, pode ter a duração de 4 a 6 anos, dependo da área de especialidade”.