21 voluntários e 15 doentes apoiados: o primeiro ano de atividade da Delegação da Lourinhã da LPCC

Foi inaugurada há cerca de um ano a Delegação da Lourinhã da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC). Durante o ano passado promoveram dois rastreios do cancro da pele e da cavidade oral. Das 180 pessoas rastreadas, 25% foram sinalizadas e encaminhadas para os cuidados de saúde. Os dados são de Teresa Santos, coordenadora da Delegação da Lourinhã.

Em colaboração com os centros de saúde, promoveram também o rastreio do cancro da mama. Da Lourinhã foram convocadas 600 pessoas. No entanto, ao rastreio apenas apareceram 200 pessoas. Teresa Santos, destaca a importância do rastreio.

O rastreio é fundamental quando falamos de cancro. A Delegação da Lourinhã da Liga Portuguesa Contra o Cancro aposta na prevenção primária juntos das crianças e jovens do concelho.

Esta semana, em entrevista à RCL, a coordenadora da delegação revelou que este ano o rastreio da pele e da cavidade oral acontece a 6 de maio, no Centro de Saúde da Lourinhã. Em outubro decorrerá o rastreio do cancro da mama.

Mudança de instalações

Até ao início do próximo mês a delegação deverá mudar de instalações. À semelhança das primeiras instalações, o futuro espaço também foi cedido pela autarquia. As novas instalações, diz Teresa Santos, têm mais espaço e maior visibilidade.

Atualmente, a Delegação da Lourinhã presta apoio a 15 doentes. Um número que a coordenadora da delegação considera “muito significativo”.

Palavras de Teresa Santos, coordenadora da Delegação da Lourinhã da Liga Portuguesa Contra o Cancro. Atualmente contam com 21 voluntários.