Novo hospital do Oeste: autarcas entregaram petição na Assembleia da República

GPPS

O presidente da Câmara Municipal da Lourinhã e o presidente da Assembleia Municipal da Lourinhã integraram uma delegação de autarcas que entregou na quinta-feira, 23 de março, na Assembleia da República, a petição “Uma petição para todo o hospital”.

A petição, que tem como primeiro subscritor José Augusto Carvalho, autarca de Torres Vedras, defende a construção do futuro hospital do Oeste tendo por base o estudo encomendado pela Comunidade Intermunicipal do Oeste (Oeste CIM), à Universidade Nova de Lisboa. Um estudo, recorde-se, que indica o Bombarral como a localização ideal para a construção da infraestrutura.

O Município da Lourinhã esteve representado neste encontro que decorreu no Parlamento, que contou com a presença da vice-presidente Edite Estrela, com o presidente da Assembleia Municipal, Brian Silva, e do presidente da Câmara Municipal, João Duarte Carvalho. Para além de João Duarte Carvalho e de Brian Silva, a delegação contou ainda com a presidente da Câmara de Torres Vedras, Laura Rodrigues, e do presidente da mesa da Assembleia Intermunicipal da Oeste CIM, Rui Prudêncio. O presidente da Câmara do Bombarral, Ricardo Fernandes, e o vereador da Câmara do Cadaval, Dinis Duarte marcaram também presença, a par dos deputados Duarte Pacheco (PSD), Jorge Gabriel Martins (PS) e João Nicolau (PS).

Numa nota enviada à nossa redação, o primeiro subscritor do documento refere que a petição, que reuniu mais de 29 mil assinaturas, “é um grito de alma de populações que sofrem à míngua de cuidados hospitalares.”

“Um grito de alma dirigido às entidades competentes para que não se deixem influenciar por visões de campanário”, sublinha a nota, acrescentado que o processo não se deve arrastar “por manobras dilatórias contrárias ao interesse geral das populações do Oeste.”

Na petição defendem ainda que seja cumprido o prazo anunciado pelo ministro da Saúde, Manuel Pizarro, para o anúncio da decisão sobre a localização do futuro hospital do Oeste. Recorde-se que o ministro apontou o final do mês de março para o anúncio da localização da futura unidade hospitalar.