9ª edição do Festival da Abóbora de Lourinhã e Atalaia arranca esta sexta-feira
Está a chegar mais uma edição do Festival da Abóbora de Lourinhã e Atalaia, um certame dedicado à Cultura da Abóbora e da Horticultura local, que de 25 a 27 deste mês, reúne no Pavilhão Multiusos da Atalaia, atividades como exposições permanentes, degustação de gastronomia e doçaria, mostras de artesanato, workshops e momentos de animação musical, com destaque também para o VII Concurso Nacional de Doçaria com Abóbora e o VII Concurso Nacional da Abóbora.
Segundo um comunicado da União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia são várias “as surpresas preparadas para todos os visitantes do Festival da Abóbora”. Nesta edição, o certame inicia-se pelas 15h30 com as Jornadas Técnicas sobre a Agricultura e a Cultura da Abóbora, dinamizadas pelas parceiras Louricoop e AIHO. A inauguração do Festival acontece às 18 horas de dia 25, com a presença de entidades nacionais e internacionais.
No que toca à animação o cartaz é composto por nomes como: o Grupo Musical “Cordas do Mar”, Classes de Ginástica do Hóquei Clube da Lourinhã, “Baixinho do Fado”, o acordeonista Nuno Fonseca, o Rancho Folclórico e Etnográfico do Pinheiro Grande – Chamusca, o Rancho “As Moleirinhas” do Seixal, o Grupo “Cantares de Música Popular de Zambujeira e Serra”, o Grupo “Vira Vadio”, João Brás, e Augusto Canário & Amigos.
No dia 27 será apresentada uma Torta Gigante com doce de Abóbora, atividade que regressa pela 1ª vez após a pandemia, e que tem como objetivo apoiar a Delegação da Lourinhã da Cruz Vermelha Portuguesa e a ADAPECIL.
A organização do certame preparou igualmente este ano uma semana gastronómica que antecede o Festival da Abóbora, no total participam nesta iniciativa 11 restaurantes.