24 de Junho: Celebrações do Feriado Municipal

Assinala-se hoje o Dia do Concelho. Teve lugar esta manhã, 24 de junho, a sessão solene evocativa que, como habitualmente acontece, teve os discursos das forças políticas representadas na Assembleia Municipal, do presidente da Assembleia Municipal e do presidente da Câmara Municipal. Presente também uma comitiva de Bad Liebenzel, vila alemã geminada com a Lourinhã, usou ainda da palavra o Presidente do Comité de Geminações bem como o Presidente da Câmara de Bad Liebenzel.
José Vilaça Soeiro foi o primeiro a usar da palavra, neste feriado municipal, em representação da Coligação Democrática Unitária. Destacou o preço da habitação, num concelho que “educa para deixar partir”, referindo a impreparação da Lourinhã para cativar os jovens. Criticou o investimento imobiliário e defendeu a necessidade de uma visão sustentável.

Fernanda Marques Lopes, em representação do Chega, começou por mencionar que este é o primeiro feriado com representação do Chega com referência aos votos alcançados no último ato eleitoral. “O fundamental está por fazer” considera Fernanda Lopes, referindo-se aos cuidados de saúde, à habitação e também à mobilidade.

O conflito que se vive na Ucrânia foi o ponto de partida para a intervenção de Fátima Nunes, que usou da palavra em representação do Centro Democrático Social – Partido Popular. Um ano “inesquecível e inexplicável”, marcado pela invasão daquela nação soberana, com consequências para todo o mundo.
Na sua intervenção, destacou as consequências que o conflito tem para os cidadãos, em particular para os agricultores.

António Gomes, em representação do Partido Social Democrata e, no seguimento da felicitação que dirigiu aos galardoados deste feriado, referindo-se às medalhas de mérito atribuídas à Valouro e Louritex, António Gomes disse que “a Lourinhã precisa de mais exemplos destes”, necessita de criar infraestrutura para novas empresas, melhores acessibilidades. A habitação foi um tema transversal nos discursos deste feriado, também referido por António Gomes.

Selene Martinho, em representação do Partido Socialista dirigiu-se aos presentes neste que é o primeiro dia do município deste mandato e afirmou “estamos focados na Lourinhã”, cientes das necessidades de quem vive na Lourinhã, destacando a saúde como prioridade nacional e local.

Brian Silva, Presidente da Assembleia Municipal da Lourinhã destacou o trabalho de pro dos autarcas das juntas de freguesia “numa altura em que se discute novamente a reforma administrativa do território”.
A saúde foi outro dos temas que mais marcou os discursos da sessão solene. Brian Silva assume que, a nível local, ainda não existe o serviço de saúde desejado e necessário para os cidadãos.

A última intervenção da sessão solene ficou a cargo do presidente do município. João Duarte Carvalho assumiu que o município não irá aceitar a transferência de competências na área da saúde, “caso esta não seja acompanhada do respetivo envelope financeiro”.
João Duarte Carvalho referiu também que a autarquia tem aproveitado “todas as linhas de financiamento comunitário” para a melhoria da eficiência energética dos bairros sociais do concelho. Em breve, revelou, devem arrancar as intervenções em Moledo, Miragaia e Casal Novo. A Moita dos Ferreiros e o Lugar da Areia Branca são outros dos locais que, segundo o autarca, também necessitam de intervenção.

A falta de acessibilidades foi outro dos aspetos destacados pelo autarca. João Duarte Carvalho garante que não vão ficar parados, até ser encontrada uma alternativa à Estrada Nacional 8-2.
A intervenção de João Duarte Carvalho, presidente do município, na sessão solene do Dia do Concelho. O dia de hoje fica ainda marcado pela inauguração das obras de requalificação do antigo edifício dos Paços do Concelho. A cerimónia acontece mais logo, às 18h. Já às 21h30 tem lugar, no auditório da Associação Musical e Artística Lourinhanense, um concerto do Coro Municipal da Lourinhã. A entrada é livre.