24 de Junho: Celebrações do Feriado Municipal

Assinala-se hoje o Dia do Concelho. Teve lugar esta manhã, 24 de junho, a sessão solene evocativa que, como habitualmente acontece, teve os discursos das forças políticas representadas na Assembleia Municipal, do presidente da Assembleia Municipal e do presidente da Câmara Municipal. Presente também uma comitiva de Bad Liebenzel, vila alemã geminada com a Lourinhã, usou ainda da palavra o Presidente do Comité de Geminações bem como o Presidente da Câmara de Bad Liebenzel.

José Vilaça Soeiro foi o primeiro a usar da palavra, neste feriado municipal, em representação da Coligação Democrática Unitária. Destacou o preço da habitação, num concelho que “educa para deixar partir”, referindo a impreparação da Lourinhã para cativar os jovens. Criticou o investimento imobiliário e defendeu a necessidade de uma visão sustentável.

José Vilaça Soeiro

Fernanda Marques Lopes, em representação do Chega, começou por mencionar que este é o primeiro feriado com representação do Chega com referência aos votos alcançados no último ato eleitoral. “O fundamental está por fazer” considera Fernanda Lopes, referindo-se aos cuidados de saúde, à habitação e também à mobilidade.

Fernanda Marques Lopes

O conflito que se vive na Ucrânia foi o ponto de partida para a intervenção de Fátima Nunes, que usou da palavra em representação do Centro Democrático Social – Partido Popular. Um ano “inesquecível e inexplicável”, marcado pela invasão daquela nação soberana, com consequências para todo o mundo.

Na sua intervenção, destacou as consequências que o conflito tem para os cidadãos, em particular para os agricultores.

Fátima Nunes

António Gomes, em representação do Partido Social Democrata e, no seguimento da felicitação que dirigiu aos galardoados deste feriado, referindo-se às medalhas de mérito atribuídas à Valouro e Louritex, António Gomes disse que “a Lourinhã precisa de mais exemplos destes”, necessita de criar infraestrutura para novas empresas, melhores acessibilidades. A habitação foi um tema transversal nos discursos deste feriado, também referido por António Gomes.

António Gomes

Selene Martinho, em representação do Partido Socialista dirigiu-se aos presentes neste que é o primeiro dia do município deste mandato e afirmou “estamos focados na Lourinhã”, cientes das necessidades de quem vive na Lourinhã, destacando a saúde como prioridade nacional e local.

Selene Martinho

Brian Silva, Presidente da Assembleia Municipal da Lourinhã destacou o trabalho de pro dos autarcas das juntas de freguesia “numa altura em que se discute novamente a reforma administrativa do território”.

A saúde foi outro dos temas que mais marcou os discursos da sessão solene. Brian Silva assume que, a nível local, ainda não existe o serviço de saúde desejado e necessário para os cidadãos.

Brian Silva

A última intervenção da sessão solene ficou a cargo do presidente do município. João Duarte Carvalho assumiu que o município não irá aceitar a transferência de competências na área da saúde, “caso esta não seja acompanhada do respetivo envelope financeiro”.

João Duarte Carvalho referiu também que a autarquia tem aproveitado “todas as linhas de financiamento comunitário” para a melhoria da eficiência energética dos bairros sociais do concelho. Em breve, revelou, devem arrancar as intervenções em Moledo, Miragaia e Casal Novo. A Moita dos Ferreiros e o Lugar da Areia Branca são outros dos locais que, segundo o autarca, também necessitam de intervenção.

João Duarte Carvalho

A falta de acessibilidades foi outro dos aspetos destacados pelo autarca. João Duarte Carvalho garante que não vão ficar parados, até ser encontrada uma alternativa à Estrada Nacional 8-2.

A intervenção de João Duarte Carvalho, presidente do município, na sessão solene do Dia do Concelho. O dia de hoje fica ainda marcado pela inauguração das obras de requalificação do antigo edifício dos Paços do Concelho. A cerimónia acontece mais logo, às 18h. Já às 21h30 tem lugar, no auditório da Associação Musical e Artística Lourinhanense, um concerto do Coro Municipal da Lourinhã. A entrada é livre.