24 de Junho: Celebrações do Feriado Municipal

Decorreu na manhã deste sábado, 24 de junho, no Salão Nobre dos Paços do Município, a Sessão Solene do Dia do Concelho. A sessão contou com os discursos das forças políticas representadas na Assembleia Municipal, do presidente da Assembleia Municipal e do presidente do Município.

José Soeiro, enquanto líder da bancada do partido comunista entendeu “fazer um presta contas” , “assumindo as lutas, as causas e as deliberações” que defendeu e tomou, com o foco numa questão:

José Soeiro

José Soeiro questionou ainda a visão sustentável, falou dos serviços hospitalares e públicos, da saúde e da agricultura, destacou os preços elevados na habitação e os entraves à inovação criados aos comerciantes locais.

Paulo Sousa, em representação do partido Chega iniciou o seu discurso enaltecendo o “espírito de voluntariado e agregador” das gentes da Lourinhã também visível na receção e acolhimento aos refugiados vindos da Ucrânia.

Considerou no seu discurso a importância de converter os erros do passado em soluções para o futuro.

Paulo Sousa

A finaliza o discurso, Paulo Sousa disse: “Há gente nesta terra que está pronta para ser alternativa ou para ser apenas posição. Há gente nesta terra pronta para fazer serviço público.”

Cristina Ferreira, pelo CDS PP, focou o seu discurso na saúde, uma “peça fundamental na engrenagem política do bem-estar da população”. Fez um apelo ao executivo municipal.

Cristina Ferreira

“Neste momento o cenário é tudo menos animador”, disse Cristina Ferreira, pedindo aos autarcas para que “não baixem os braços” na luta pela construção do futuro Hospital do Oeste, “que já peca por tardio”.

Neste Feriado Municipal, o olhar de Andreia Matias esteve focado nos jovens. A discursar pelo PSD, destacou o espírito empreendedor dos jovens lourinhanenses. No seu entender, é urgente rever a estratégia local de habitação.

Andreia Matias

“Urge chamar os jovens à participação cívica, não só politicamente, mas também ao nível do associativismo”, referiu Andreia Matias, salientando que os jovens são o “ingrediente essencial” para renovar a dinâmica associativa.

Foi em jeito de balanço, mas com os olhos postos no futuro, que Ana Isabel Barros, do PS, iniciou o seu discurso no Feriado Municipal. O envolvimento, o contributo e participação coletiva dos lourinhanenses são fundamentais para tornar a Lourinhã num concelho “mais promissor e dinâmico”, com vista ao seu crescimento.

Os cuidados de saúde no concelho foram uma das preocupações elencadas no discurso.

Ana Isabel Barros

Um tema transversal na sessão solene do Dia do Concelho, que marcou, também, o discurso do presidente da Assembleia Municipal, Brian Silva. Reconheceu que os munícipes estão mais interessados na atividade política do concelho e da região. E exemplifica:

Brian Silva

É com o objetivo de “poder garantir melhor o serviço, estando em proximidade com os munícipes”, que o município aceitou a transferência de competências nas áreas da Educação, Saúde e Ação Social. Brian Silva pretende, no próximo ano letivo, “dar voz aos jovens”, implementando a Assembleia Municipal Jovem, em parceria com as escolas, “fomentando a participação dos jovens, sensibilizando-os para as questões do poder local”.

O desenvolvimento, as pessoas, a sustentabilidade e competitividade marcaram a intervenção do presidente do município, João Duarte Carvalho. É com orgulho que afirma que “a Lourinhã está na moda”, destacando o aumento da população residente do concelho e o aumento da receita arrecada com o Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT).

João Duarte Carvalho

Um dos pontos altos do Feriado Municipal foi a inauguração do Parque Verde da Cegonha, “um projeto sonhado por muitos lourinhanenses”, de grande importância para o concelho. João Duarte Carvalho aproveitou, ainda, para anunciar a visita, no próximo mês, dos auditores da UNESCO.

Palavras de João Duarte Carvalho, na cerimónia da Sessão Solene do Dia do Concelho.

No âmbito do Feriado Municipal é inaugurado, esta tarde, às 15h30, o Parque Verde da Cegonha, numa cerimónia que vai contar com a presença do ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro. Destaque ainda para as Marchas Populares, às 21h30, no Estádio Municipal da Lourinhã.