Município da Lourinhã atribuiu Medalhas de Mérito no Feriado Municipal
O último sábado, 24 de junho, Feriado Municipal, ficou marcado pela atribuição de distinções honoríficas por parte do município da Lourinhã. A atribuição das distinções decorreu durante a sessão evocativa do Dia do Concelho.
No ano em que assinala 75 anos de existência, a empresa Pereira & Nobre foi galardoada com a Medalha Municipal de Mérito – Classe Prata – Ordem Comércio/Serviços/Turismo. Manuela Nobre agradeceu a atribuição do galardão, salientando que o sucesso da empresa se deve ao bom serviço prestado aos clientes.
José Carlos Fonseca e João Paulo Fonseca, sócios da Caixilour, receberam, neste Feriado Municipal, das mãos do presidente do município e do presidente da Assembleia Municipal, a Medalha Municipal de Mérito – Classe Prata – Ordem Indústria. Um galardão que serve de “estímulo” na continuidade de todo o trabalho.
Foi com 11 anos que participou na primeira prova de atletismo, na sua terra natal, a Atalaia. Uma prova que veio a vencer e que fez despertar o gosto pela modalidade. Passou pelo Núcleo Sportinguista da Lourinhã, pelo Sport Lisboa e Benfica e representou Portugal em várias competições europeias. Falamos de Emanuel Rolim, distinguido com a Medalha Municipal de Mérito – Classe Prata – Ordem Desporto.
Na entrega da distinção, pediu investimentos no desporto.
O lourinhanense Rodrigo Maurício esteve entre as personalidades galardoadas na cerimónia de Feriado Municipal. Agradeceu o reconhecimento atribuído pelo município, destacando a importância da sua equipa no sucesso dos seus projetos.
A um ano de celebrar 40 anos de carreira, aproveitou para lançar um desafio a Câmara Municipal.
Foi com a Medalha Municipal de Mérito – Classe Ouro – Ordem Serviço Público que foi agraciada a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Lourinhã.
Carlos Horta, presidente da Associação Humanitária, agradeceu a medalha concedida à associação, um “reconhecimento” pelo trabalho que desenvolvem em prol da comunidade.
No ano em que assinala 50 anos de carreira como médica, Ana Jorge foi distinguida com a Medalha Municipal de Honra, num momento que considerou “muito sensibilizante”.
No seu discurso, recordou a importância que a Lourinhã teve no seu percurso, nomeadamente a sua professora primária, uma peça chave no seu percurso de vida.
Ana Jorge deixou ainda uma palavras de apreço a José Manuel Dias Custódio, antigo presidente da Câmara Municipal, responsável pela sua entrada na área política.
Ana Jorge homenageada, no último sábado, no âmbito do Feriado Municipal no final da sessão solene evocativa do dia do concelho, que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Município.
A atribuição das Medalhas de Mérito foram aprovadas em reunião de Câmara e sessão da Assembleia Municipal e destinam-se a condecorar pessoas, singulares e coletivas, e entidades e têm por objetivo distinguir atos ou serviços meritórios, praticados no exercício de quaisquer funções, públicas ou privadas, que revelem abnegação a favor do município da Lourinhã, das suas populações ou comunidades e distinguir méritos pessoais, feitos cívicos, atos excecionais ou serviços relevantes prestados ao município.