Parque Verde da Cegonha foi inaugurado pelo ministro da Administração Interna

O Parque Verde da Cegonha foi um projeto “sonhado e desejado por muitos lourinhanenses”. As palavras são de João Duarte Carvalho, presidente do município, na cerimónia de inauguração do espaço, alvo de uma intervenção de requalificação e valorização.

Na sua intervenção, recordou a “longa caminhada” para a concretização do projeto

O autarca lamentou a dificuldade encontradas para a aprovação do projeto, nomeadamente da cafetaria do parque, e pediu maior celeridade ao Governo.

O projeto insere-se no Plano de Ação de Regeneração Urbana (PARU) e localiza-se na baixa aluvionar da linha de água do Rio Grande, a nascente do centro histórico, onde se encontram os principais equipamentos coletivos e serviços públicos da vila.

Um espaço, diz João Duarte Carvalho, destinado a toda a comunidade.

O projeto de requalificação e valorização do Parque Verde da Cegonha representa um investimento total de 768.074,46 euros, tendo recebido apoio financeiro da União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), de 577.776,93 euros, segundo a ficha de projeto.

José Luís Carneiro, ministro da Administração Interna, marcou presença na inauguração do espaço, numa iniciativa à qual se associou “com muito gosto”. Destacou a importância do parque, “enquanto ponto de encontro, de valorização de uma identidade e da memória coletiva”.

O governante felicitou a autarquia por este projeto, sublinhando a importância de “espaços de diálogo e socialização” para o desenvolvimento do país.

Conceito projetual

“Dar vida e dar vivências” ao Parque Verde da Cegonha esteve entre os objetivos do projeto. O conceito projetual para a organização do parque teve por base um ninho de dinossauros, explicou Luís Casaleiro, engenheiro da empresa projetista A1V2, responsável pelo projeto de requalificação e valorização do parque.

A intervenção, que arrancou em março de 2021, foi concluída no final de 2022, e teve em consideração a sustentabilidade ambiental, resultando num espaço de lazer, diversão e estadia. As pegadas de dinossauros estão, também, ligadas ao conceito do projeto.

O Parque Verde da Cegonha conta percursos pedestres e cicláveis, áreas propícias ao exercício físico ao ar-livre, com circuito de manutenção, campo de jogos, espaços verdes amplos para atividades destinados às várias faixas etárias, apoiado por um equipamento único de restauração e instalações sanitárias. Conta ainda com um anfiteatro.